Continuação
de TRABALHO - 4/6
Contendo referências sobre:
Aviões executivos - instrumentos de
progresso; Brasil e indústria aeronáutica;
Helicópteros; Família e trabalho
- concepção artística; Aviões a jato; Bons negócios fazem bons amigos.
______________________________________________________
______________________________________________________
Continuação de TRABALHO - 4/6
Aviões Piper - importados
No período de 1970 a 1974 a
Clark Nunes Ltda. foi revendedora da Piper Aircraft Corporation - que
mantinha no Rio a Piper Aviação do Brasil.
A 1ª foto ao lado simboliza aquela época, pois mostra três modelos
diferentes desses famosos aviões americanos:
1 PA-28 Cherokee 180 (com placa da firma),1 PA-23 Aztec D e 1 PA-31
Navajo B –
todos vendidos por nosso intermédio.
Na 2ª foto estou em frente a outro Navajo - também importado através da
Clark Nunes.
Aviões Embraer-Piper
- nacionais
Em 1975 surgiram no Brasil os novos aviões
Embraer-Piper, dando início à histórica
industrialização que marcou época nos anais da Aviação.
A convite da Embraer
- como já relatei em outro capítulo - tivemos a honra de integrar sua conceituada
rede nacional de Revendedores Embraer-Piper.
Aviões turboélices Embraer
A referida empresa,
comandada pelo Cel. Av. Ozires Silva (engenheiro aeronáutico), já fabricava os
aviões turboélices “Bandeirante” – que projetaram a Embraer e o Brasil no mundo
aeronáutico.
No mesmo ano promovemos
nossa 1ª venda desse tipo - em parceria com a J.P.Martins Aviação, de São
Paulo, que era distribuidora de turboélices Embraer. O comprador foi o Banco do
Nordeste, a quem fizemos extensa demonstração em avião da fábrica.
O Brasil na Era da Indústria Aeronáutica
Em Novembro de 1979
escrevi - sob o título acima - um artigo na revista “Brasil Rotário” (de
circulação nacional), expressando meu pensamento sobre o assunto. Poderei
enviar cópia a quem me solicitar por e-mail para o endereço jkc.nunes@gmail.com
Maioridade no comércio de aviões - 1981
========================================================================
Servir bem para continuar
servindo
(Slogan da Clark Nunes Comercial e Técnica Ltda.)
______________________________________________________________________________
O tempo vôa:
de 1960 a 1982 = 22 anos - no comércio de aviões
O tempo vôa - parece que foi ontem que
começamos a vender avião, e já faz tanto tempo...
Nesse ínterim passou “muita água por
baixo da ponte” e muito avião por cima...
Somos agradecidos a todos que nos
prestigiaram com sua confiança e preferência.
C L A R K N U N E
S
______________________________________________________________________________
1º lugar em vendas de
aviões no Brasil - 1989
Em Fevereiro de 1990
o Diretor Comercial da EMBRAER, José Serra, entregou uma placa de campeã
nacional de vendas de aviões no ano anterior à Motortec Indústria Aeronáutica,
do Rio, cujo Gerente Comercial, Basílio Araújo me pediu para recebê-la, pois 90%
dos aviões foram vendidos pela Clark Nunes, sua Agente de Vendas no Nordeste.
As fotos abaixo registram o momento da entrega, durante reunião nacional de
revendedores, em São Jose dos Campos.
O mérito desse resultado foi devido
principalmente ao meu filho Mauro, cuja dedicação e capacidade administrativa
foram abençoadas por Deus.
Família e trabalho – concepção artística
Em Agosto de 1990 um
presente original muito me agradou no Dia dos Pais – um desenho do Kelso
representando minha atividade - no ramo aeronáutico.
Em sua criativa concepção artística sou o passarinho que sai voando em
busca do sustento para a família, enquanto meu par permanece no “lar” - zelando
pelos seis filhotes do casal.
Têm a forma de um avião as folhas e os galhos da árvore escolhida pelo
casal de passarinhos para tecer o ninho e proteger sua ninhada.
Ao nascer (em Fortaleza, 1963) o desenhista (Kelso) muitas vezes viu e
ouviu os cinco irmãos que chegaram antes dele falarem sobre a atividade do pai
e o apoio da mãe. Juntos fazíamos visitas ao Aeroclube e apreciávamos aviões
que eu vendia.
Em muitos passeios de carro que eu e Carminha oferecíamos aos nossos
filhos em finais de semana, surgiam oportunidades de - no Aero Club - conversar
com pilotos e proprietários de aviões, contemplar pousos e decolagens e, às
vezes, desfrutar de um breve voo panorâmico.
A foto acima registrou uma dessas ocasiões, vendo-se a Carminha e nossos
fllhos – Jimmy Junior, Mauro, Carmen, Mônica, Ivana e Kelso. Ele é a criança sentada
sobre a fuselagem. Eu estou atrás da “máquina de retrato”... feliz ao ver a
família em torno de um avião vendido por mim. Era um Cessna 172 novo, que
importei em 1965 para demonstrar visando vender o próprio e outros. A foto foi
tirada pela Carminha. Eu tinha 37 anos e era o passarinho em “luta pela vida” -
conforme a analogia desenhada pelo Kelso.
O genial desenho original está embelezando meu modesto gabinete de
trabalho, favorecendo-me com recordações que me motivam a ser agradecido a Deus
por tantas “riquezas de vida” que me foram e continuam sendo proporcionadas
através dos maravilhosos filhos que Ele nos deu.
Aviões
a Jato
As fotos (de 1987 -
acima e abaixo) simbolizam marcante realização profissional na vida de um
vendedor de aviões (eu): ver “nascendo”
um jato executivo novo em cuja venda, com financiamento internacional, tive
expressiva participação.
Na 1ª (acima) estou
em Wichita (Kansas, USA) no momento em que o Citation II “saiu do ninho” - minutos após ele me ter sido mostrado (no interior
da fábrica da Cessna), pronto para “vir à
luz” (nas nuvens) em seu 1º voo de teste...!
Na 2ª (abaixo) estou
em Fortaleza com o comprador (Hans Schmidtner – Diretor da Lundgren) no momento
que o avião fez seu 1º pouso no Ceará, comandado pelo Cel. Av. Façanha,
sendo co-piloto o Cte. Rolo (recomendados por mim).
As negociações com a
Cessna foram realizadas pelo Cte. Rolim Adolfo Amaro (Presidente) e Daniel
Martin (Diretor) da TAM, cuja confiança na Clark Nunes foi plenamente correspondida.
Por feliz coincidência, o Diretor da Cessna com quem tive oportunidade de, em
Wichita, tratar sobre meu cliente, me havia sido apresentado pelo próprio Rolim
numa Feira Aeronáutica (Le Bourget) em Paris.
Homenagem a um cliente cuja
confiança nos foi honrosa e gratificante
Lundgren
- Casas Pernambucanas
O jatinho Citation
(PT-LOC) foi o 5º avião cuja compra a Lundgren (Casas Pernambucanas) confiou a
mim e ao meu filho Mauro. “Bons negócios
fazem bons amigos” e a satisfação deles com o 1º negócio liderou a seguinte
sequência evolutiva, ao longo de muitos anos:
Piper PA-23 Aztec Piper PA-31 Navajo Chieftain
Fortaleza (1970)
- PT-DLR Manaus (1973) – PT-JEH
Embraer--Piper EMB-820 Navajo Embraer
turboélice Xingu
Rio de
Janeiro - (1976) – PT-EFQ Fortaleza - (1982) - PT-MCA
Rendo homenagem à
conceituada cliente nas pessoas de seus dignos Diretores Frederico Lundgren, Guilherme Lilienfeld, Henrique Peltesohn, Hans
Schmidtner e Artur da Costa Monteiro.
=====================================================================
Helicópteros
O ano de 1984 marcou o ingresso de minha firma no comércio de
helicópteros.
O 1º cuja venda tive a satisfação de promover foi de um monoturbina
produzido pela Helibras Helicópteros do Brasil S.A. – da qual me tornei
Representante.
O respeitável comprador (exigente e detalhista) foi o industrial Jaime T.
Aquino, fundador da CIONE, que veio a ser o maior cajucultor do mundo. Na 1ª foto ele é visto entre os Diretores
Superintendente e Comercial (Cel. Nivaldo e Eng. Izzo) da Helibras, em Itajubá
(MG), em frente ao “Esquilo” por ela utilizado para as impressionantes
demonstrações que o cliente precisava ver para acreditar.
Na 2ª foto - meses depois - o
Jaime, os pilotos e eu. Estávamos no Rio de Janeiro, onde pernoitamos depois de
sair de Itajubá, onde ele recebeu o helicóptero (PT-HMU) que haveria de lhe ser
tão útil nos anos subsequentes.
Ele sabiamente escolheu uma linda rota para voarmos do Rio a Fortaleza,
sem pressa. Para citar apenas dois destaques, vimos muito bem o Monte Paschoal
e pousamos num recanto paradisíaco no litoral baiano (por recomendação do Cte.
Marroquim). Foi a perfeita união do útil ao agradável...!
A 3ª foto registra a chegada
ao Ceará, onde a Aílame e a Carminha aguardavam seus maridos - colegas de
aventura aérea. Com elas estão o Mauro e seus filhos Mauro Jr. e Susana - os
primeiros netos com que Deus enriqueceu minha vida e a da Carminha. Na época (1984)
eu tinha 56 anos de idade.
Agora aos 91 (em
2019), essa foto fala de perto ao meu coração, pois o Jaime e a Aílame (que já
partiram para a eternidade) eram nossos verdadeiros amigos.
A seguir apresento uma pequena coleção de fotos - sem comentários -
apenas para ilustrar um pouco de nossa bem sucedida atividade como representante
de uma fábrica de helicópteros ao longo de 33 anos.
Por haver completado 30 anos de representação da Helibras, em Agosto de 2014, ela me prestou uma homenagem - através do Vice-Presidente François Arnaud.
Na mesma ocasião a Helibras fez a entrega de um helicóptero EC-130 T2 (foto acima) vendido por meu intermédio a um conceituado empresário de Fortaleza.
*
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente