sexta-feira, 25 de outubro de 2019

90 ANOS, 1 VIDA... - TRABALHO - Postagem 5 de 6


Continuação de TRABALHO   -   4/6      
Contendo referências sobre:


Aviões executivos - instrumentos de progresso; Brasil e indústria aeronáutica;   Helicópteros; Família e trabalho - concepção artística; Aviões a jato; Bons negócios fazem bons amigos.

______________________________________________________


______________________________________________________


Continuação de TRABALHO  -  4/6

Aviões Piper  -  importados


No período de 1970 a 1974 a Clark Nunes Ltda. foi revendedora da Piper Aircraft Corporation  -  que mantinha no Rio a Piper Aviação do Brasil.

A 1ª foto ao lado simboliza aquela época, pois mostra três modelos diferentes desses famosos aviões americanos:

1 PA-28 Cherokee 180 (com placa da firma),1 PA-23 Aztec D e 1 PA-31 Navajo B –
todos vendidos por nosso intermédio.

Na 2ª foto estou em frente a outro Navajo - também importado através da Clark Nunes.



Aviões Embraer-Piper  -  nacionais

Em 1975 surgiram no Brasil os novos aviões Embraer-Piper, dando início à  histórica industrialização que marcou época nos anais da Aviação.
A convite da Embraer - como já relatei em outro capítulo - tivemos a honra de integrar sua conceituada rede nacional de Revendedores Embraer-Piper.

Aviões turboélices Embraer

A referida empresa, comandada pelo Cel. Av. Ozires Silva (engenheiro aeronáutico), já fabricava os aviões turboélices “Bandeirante” – que projetaram a Embraer e o Brasil no mundo aeronáutico.
No mesmo ano promovemos nossa 1ª venda desse tipo - em parceria com a J.P.Martins Aviação, de São Paulo, que era distribuidora de turboélices Embraer. O comprador foi o Banco do Nordeste, a quem fizemos extensa demonstração em avião da fábrica.

O Brasil na Era da Indústria Aeronáutica

Em Novembro de 1979 escrevi - sob o título acima - um artigo na revista “Brasil Rotário” (de circulação nacional), expressando meu pensamento sobre o assunto. Poderei enviar cópia a quem me solicitar por e-mail para o endereço jkc.nunes@gmail.com


Maioridade no comércio de aviões - 1981
========================================================================

Servir bem para continuar servindo
(Slogan da Clark Nunes Comercial e Técnica Ltda.)
______________________________________________________________________________
                                                                
O tempo vôa: de 1960 a 1982 = 22 anos - no comércio de aviões

O tempo vôa - parece que foi ontem que começamos a vender avião, e já faz tanto tempo...
Nesse ínterim passou “muita água por baixo da ponte” e muito avião por cima...
Somos agradecidos a todos que nos prestigiaram com sua confiança e preferência.

C L A R K    N U N E S
______________________________________________________________________________

1º lugar em vendas de aviões no Brasil - 1989

Em Fevereiro de 1990 o Diretor Comercial da EMBRAER, José Serra, entregou uma placa de campeã nacional de vendas de aviões no ano anterior à Motortec Indústria Aeronáutica, do Rio, cujo Gerente Comercial, Basílio Araújo me pediu para recebê-la, pois 90% dos aviões foram vendidos pela Clark Nunes, sua Agente de Vendas no Nordeste. As fotos abaixo registram o momento da entrega, durante reunião nacional de revendedores, em São Jose dos Campos.
O mérito desse resultado foi devido principalmente ao meu filho Mauro, cuja dedicação e capacidade administrativa foram abençoadas por Deus.

Família e trabalho – concepção artística

Em Agosto de 1990 um presente original muito me agradou no Dia dos Pais – um desenho do Kelso representando minha atividade - no ramo aeronáutico.
Em sua criativa concepção artística sou o passarinho que sai voando em busca do sustento para a família, enquanto meu par permanece no “lar” - zelando pelos seis filhotes do casal.

Têm a forma de um avião as folhas e os galhos da árvore escolhida pelo casal de passarinhos para tecer o ninho e proteger sua ninhada.
Ao nascer (em Fortaleza, 1963) o desenhista (Kelso) muitas vezes viu e ouviu os cinco irmãos que chegaram antes dele falarem sobre a atividade do pai e o apoio da mãe. Juntos fazíamos visitas ao Aeroclube e apreciávamos aviões que eu vendia.
Em muitos passeios de carro que eu e Carminha oferecíamos aos nossos filhos em finais de semana, surgiam oportunidades de - no Aero Club - conversar com pilotos e proprietários de aviões, contemplar pousos e decolagens e, às vezes, desfrutar de um breve voo panorâmico.
A foto acima registrou uma dessas ocasiões, vendo-se a Carminha e nossos fllhos – Jimmy Junior, Mauro, Carmen, Mônica, Ivana e Kelso. Ele é a criança sentada sobre a fuselagem. Eu estou atrás da “máquina de retrato”... feliz ao ver a família em torno de um avião vendido por mim. Era um Cessna 172 novo, que importei em 1965 para demonstrar visando vender o próprio e outros. A foto foi tirada pela Carminha. Eu tinha 37 anos e era o passarinho em “luta pela vida” - conforme a analogia desenhada pelo Kelso.
O genial desenho original está embelezando meu modesto gabinete de trabalho, favorecendo-me com recordações que me motivam a ser agradecido a Deus por tantas “riquezas de vida” que me foram e continuam sendo proporcionadas através dos maravilhosos filhos que Ele nos deu.


Aviões a Jato
As fotos (de 1987 - acima e abaixo) simbolizam marcante realização profissional na vida de um vendedor de aviões (eu): ver “nascendo” um jato executivo novo em cuja venda, com financiamento internacional, tive expressiva participação.
Na 1ª (acima) estou em Wichita (Kansas, USA) no momento em que o Citation II “saiu do ninho” - minutos após ele me ter sido mostrado (no interior da fábrica da Cessna), pronto para “vir à luz” (nas nuvens) em seu 1º voo de teste...!
Na 2ª (abaixo) estou em Fortaleza com o comprador (Hans Schmidtner – Diretor da Lundgren) no momento que o avião fez seu 1º pouso no Ceará, comandado pelo Cel. Av. Façanha, sendo co-piloto o Cte. Rolo (recomendados por mim).

As negociações com a Cessna foram realizadas pelo Cte. Rolim Adolfo Amaro (Presidente) e Daniel Martin (Diretor) da TAM, cuja confiança na Clark Nunes foi plenamente correspondida. Por feliz coincidência, o Diretor da Cessna com quem tive oportunidade de, em Wichita, tratar sobre meu cliente, me havia sido apresentado pelo próprio Rolim numa Feira Aeronáutica (Le Bourget) em Paris.

Homenagem a um cliente cuja confiança nos foi honrosa e gratificante

Lundgren - Casas Pernambucanas

O jatinho Citation (PT-LOC) foi o 5º avião cuja compra a Lundgren (Casas Pernambucanas) confiou a mim e ao meu filho Mauro. “Bons negócios fazem bons amigos” e a satisfação deles com o 1º negócio liderou a seguinte sequência evolutiva, ao longo de muitos anos:

                        Piper PA-23 Aztec                                           Piper PA-31 Navajo Chieftain
                  Fortaleza   (1970)  - PT-DLR                                   Manaus  (1973) – PT-JEH
                   Embraer--Piper EMB-820 Navajo                             Embraer turboélice Xingu
                  Rio de Janeiro  - (1976) – PT-EFQ                    Fortaleza -  (1982) -      PT-MCA
                                                                                                                                                 
Rendo homenagem à conceituada cliente nas pessoas de seus dignos Diretores Frederico Lundgren, Guilherme Lilienfeld, Henrique Peltesohn, Hans Schmidtner e Artur da Costa Monteiro.

=====================================================================

Helicópteros

O ano de 1984 marcou o ingresso de minha firma no comércio de helicópteros.
O 1º cuja venda tive a satisfação de promover foi de um monoturbina produzido pela Helibras Helicópteros do Brasil S.A. – da qual me tornei Representante.

O respeitável comprador (exigente e detalhista) foi o industrial Jaime T. Aquino, fundador da CIONE, que veio a ser o maior cajucultor do mundo. Na 1ª foto ele é visto entre os Diretores Superintendente e Comercial (Cel. Nivaldo e Eng. Izzo) da Helibras, em Itajubá (MG), em frente ao “Esquilo” por ela utilizado para as impressionantes demonstrações que o cliente precisava ver para acreditar.
Na 2ª foto - meses depois - o Jaime, os pilotos e eu. Estávamos no Rio de Janeiro, onde pernoitamos depois de sair de Itajubá, onde ele recebeu o helicóptero (PT-HMU) que haveria de lhe ser tão útil nos anos subsequentes.
Ele sabiamente escolheu uma linda rota para voarmos do Rio a Fortaleza, sem pressa. Para citar apenas dois destaques, vimos muito bem o Monte Paschoal e pousamos num recanto paradisíaco no litoral baiano (por recomendação do Cte. Marroquim). Foi a perfeita união do útil ao agradável...!
A 3ª foto registra a chegada ao Ceará, onde a Aílame e a Carminha aguardavam seus maridos - colegas de aventura aérea. Com elas estão o Mauro e seus filhos Mauro Jr. e Susana - os primeiros netos com que Deus enriqueceu minha vida e a da Carminha. Na época (1984) eu tinha 56 anos de idade.   
Agora aos 91 (em 2019), essa foto fala de perto ao meu coração, pois o Jaime e a Aílame (que já partiram para a eternidade) eram nossos verdadeiros amigos.

A seguir apresento uma pequena coleção de fotos - sem comentários - apenas para ilustrar um pouco de nossa bem sucedida atividade como representante de uma fábrica de helicópteros ao longo de 33 anos.


Por haver completado 30 anos de representação da Helibras, em Agosto de 2014, ela me prestou uma homenagem - através do Vice-Presidente François Arnaud.



Na mesma ocasião a Helibras fez a entrega de um helicóptero EC-130 T2 (foto acima) vendido por meu intermédio a um conceituado empresário de Fortaleza.

*

Fim da postagem 5/6 da parte TRABALHO.

Continua na postagem 6/6 da parte TRABALHO.















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente