sábado, 5 de maio de 2018

ENVELHECEU FELIZ – SERVINDO ............................................... 2/3


Quando a vivência social e a ética profissional do rotariano se tornam dignos da admiração dos que o conhecem, ele passa a refletir a nobreza do ROTARY.



Resumo biográfico do Patrono da 67ª Conferência do Distrito 4490 (Ceará, Piaui e Maranhão) do ROTARY INTERNATIONAL

James Kelso Clark Nunes – Jimmy

A vida de um rotariano envolve, de forma harmônica, a FAMÍLIA, a PROFISSÃO, a COMUNIDADE, a DEVOÇÃO, os AMIGOS, as VIAGENS e os SERVIÇOS rotários por ele prestados.


CONTINUAÇÃO  -  (2ª de 3 partes)

Como já mencionei na 1ª parte deste capítulo, desliguei-me do Rotary Club de Parnaíba em 1960, quando ingressei no Rotary Club de Fortaleza-Oeste - ao qual ainda tenho a honra de ser associado. 
A foto ao lado, de 2014, mostra a alegria com que eu frequentava as reuniões semanais.  Atualmente, porém, não me tem sido possível esse prazer.
Em compensação, tenho escrito capítulos sobre o Rotary no blog “Compartilhando Riquezas de Vida”, que iniciei em 5 de Maio de 2016 e que tem registrado numerosas visualizações. Até 30 de Abril foram 6.796 inclusive 1.501 de postagens referentes a assuntos rotários.

=================================================

No mesmo ano de 1960 fundei em Fortaleza a firma Clark Nunes. Muitos anos depois ela veio a incorporar a firma Celso Nunes - quando meu pai sofreu um enfarte e, sabiamente, decidiu parar de trabalhar no comércio.

Para aprender a vender aviões executivos, em 1961 comprei um Piper PA-22 novo e contratei um piloto para realizar serviços de taxi-aéreo. Na 1ª foto abaixo, um aspecto do “batismo” do mesmo e do voo inaugural do então moderno avião.

No tempo oportuno ele foi vendido, deixando-me confiante para comercializar outros. Comecei lentamente, enquanto prosseguia vendendo máquinas, motores e equipamentos diversos. A partir de certo ponto, porém, tornou-se necessário optar entre aquela atividade tradicional e o comércio aeronáutico.

Ao longo de cinco décadas mais de duzentos aviões (como os apresentados na seleção de fotos a seguir) foram vendidos em vários Estados, principalmente do Nordeste, através da firma Clark Nunes. Ela foi muito fortalecida pelo meu filho Mauro, que antes de se formar (Engenharia) já contribuía com sua disposição e competência para o resultado de nossos esforços - que Deus nos proporcionou.

Esse querido filho dignificou a firma Clark Nunes como sócio da mesma, durante muitos anos. Chegou, porém, o momento em que ele desistiu do comércio para se dedicar inteiramente a servir ao Senhor Jesus Cristo. Hoje ele é Pastor de Pregação e Ensino da Igreja Batista Luz do Mundo, por ele fundada. Suas pregações (preciosas e benéficas) estão disponíveis - na Internet - no site www.falandodecristo.com

========== CESSNA ==========

========== WREN ==========

========== PIPER ==========

========== EMBRAER - PIPER==========

Sob o título “O Brasil na era da indústria aeronáutica”.escrevi um artigo que em Novembro de 1979 foi publicado na revista “BRASIL ROTÁRIO”. Refere-se ao avião nacional nos campos econômico, político e social do país.

========== EMBRAER ==========

========== CESSNA CITATION==========

========== HELIBRAS ==========

Em 1984 passei a vender helicópteros, como Representante da Helibras. Nos últimos anos essa atividade se tornou a única da firma Clark Nunes, que optou pela especialização no comércio de “aeronaves de asa rotativa”.
As fotos acima mostram alguns dos helicópteros vendidos no Ceará com a participação de minha firma - Clark Nunes Representações Ltda.

=====================================================================
Sob o título “O vento, o voo, o homem e... Deus” escrevi um capítulo (postado em 3 partes- nos dias 25.6, 7.7. e 25.8.2016) em meu blog. Para acessá-lo na Internet o endereço é: www.riquezasdevidaweb.blogspot.com.br

=====================================================================

Em 1985 fui convidado pelo Governador Agerson Tabosa - de saudosa memória - para organizar, coordenar e liderar um Intercâmbio de Grupos de Estudos na Holanda durante quatro semanas. Com ele e a valiosa colaboração do Prof. Caio Lóssio Botelho (que também dignificou o Rotary como Governador do Distrito), foram selecionados os seguintes profissionais (não rotarianos) para integrarem a equipe do D. 4490 tornando-se bolsistas da Fundação Rotária: Aristóbulo Fiquene Barbosa (do Maranhão), João Eulálio de Pádua (do Piauí), Júlio César Gadelha, Tadeu Farias Feijão e Luís Alberto Montenegro (do Ceará).


Tive o prazer de falar sobre o Brasil e o movimento rotário em Rotary Clubes de sete diferentes cidades holandesas. Em cada uma fomos hospedados por seis famílias de rotarianos, que nos trataram com distinção e amizade.

No livro “Compartilhando Riquezas de Vida” escrevi um capítulo sob o título “Conhecendo a Holanda – com rotarianos” e ele poderá ser enviado aos companheiros que o solicitarem pelo seguinte e-mail:  jkc.nunes@gmail.com

=====================================================================

Em 1987-88 tive o privilégio de desempenhar o honroso cargo de Governador do Distrito 4490. A 1ª foto mostra meu pai (rotariano Celso Nunes) afixando na lapela de meu paletó o emblema de Governador, a pedido de meu antecessor (o ilustre médico José Ribeiro Quadros, de São Luís);  a 2ª mostra o Presidente Charles Keller (na assembleia internacional de Nashville, Tennessee) passando às minhas mãos o diploma por ele assinado;a 3ª mostra o casal Jimmy e Carminha no jardim do lindo hotel  em que os novos governadores receberam treinamento para o desempenho da gratificante mas exigente missão;a 4ª foto mostra o maior rotariano - em altura - que conheci até hoje.

O admirável evento de que participamos nos Estados Unidos foi uma rara experiência de inestimável valor para mim. Observando a grandiosidade do Rotary e a profusão de bandeiras de praticamente todos os países do mundo, tive a sensação de estar numa reunião da ONU (Organização das Nações Unidas), com a diferença de que no Rotary os “Embaixadores de Boa Vontade” não são remunerados como são os dignos Embaixadores dos países.
Estes servem profissionalmente - como diplomatas de carreira - enquanto aqueles servem apenas por altruísmo - como sócios de um clube de serviços. Este detalhe realçou, em minha modesta compreensão, o valor de cada rotariano  em cada cidade onde existe um Rotary Club.

Poucos meses após nosso regresso ao Brasil, assumi a governadoria do Distrito - a partir de 1 de Julho de 1987 e até 30 de Junho de 1988. Eu e Carminha visitamos, então, 42 Rotary Clubes nos Estados do Ceará, Piauí e Maranhão – nos quais expliquei e divulguei o lema do ano escolhido para o mundo rotário: ROTARIANOS – UNIDOS PARA SERVIR, DEDICADOS À PAZ.

As fotos abaixo mostram aspectos da “Conferência da Conscientização” realizada em Fortaleza nos dias 28, 29 e 30.4.1988 - com a presença do ilustre ex-Governador Benedito Olegário Rezende Nogueira de Sá e esposa, Emília, dignos representantes do Presidente do Rotary International e esposa.


A última foto (acima) mostra dois ilustres convidados que prestigiaram o Rotary comparecendo à nossa Conferência como oradores: os Engenheiros Vicente Fialho e Alberto Silva - Ministro da Irrigação e Governador do Estado do Piauí.

No livro “Compartilhando Riquezas de Vida” escrevi um capítulo sob o título “Governador diz o que ocorreu no Distrito” e ele poderá ser enviado aos rotarianos que o solicitarem pelo e-mail jkc.nunes@gmail.com

A governadoria marcou indelevelmente a trajetória de minha existência, em cuja fase tive também a felicidade de comemorar meus 60 anos de idade ao lado de meus queridos pais, que também amavam o Rotary.

Como me senti honrado em suceder o Governador José Ribeiro Quadros (em 1.7.1987), senti-me igualmente honrado em ser sucedido (em 30.6.1988)   pelo Governador Sebastião Beethoven Brandão.  Quadros, de saudosa memória, era  médico em São Luís. Beethoven é empresário em Teresina e Floriano.
Abaixo, na 1ª foto, os dois com o ex-Diretor Mário Antonino e eu. Os quatro (residentes no Maranhão, no Piauí, em Pernambuco e no Ceará) estão num restaurante flutuante sobre as águas do rio Parnaíba, em Floriano. Na 2ª foto estou afixando no paletó do meu sucessor o emblema de Governador que, no ano anterior,recebi do meu antecessor.

Belas e verdadeiras amizades nascidas e cultivadas no âmbito do Rotary - em torno do Ideal de Servir -são, para mim, incomensuráveis “riquezas de vida”.

=====================================================================

Refletindo sobre as décadas que passaram voando enquanto envelheci feliz - vivendo, trabalhando e servindo - e particularizando os doze meses em que fui governador do Rotary (de Julho 1987 a Junho 1988), vejo nitidamente a pessoa de um querido filho - Mauro - administrando nossa firma sozinho. Foi dele, aliás,  a decisão espontânea de me proporcionar um ano “sabático” de férias, quando ele percebeu minha relutância em aceitar a indicação de meu nome como candidato do Rotary Club de Fortaleza-Oeste à eleição para aquele cargo.

Sem ele eu não poderia ter tido a honra e o privilégio de ser útil a comunidades de três Estados através dos clubes rotários neles sediados, além de promover  contatos internacionais para obter recursos destinados a projetos rotários de interesse social, bolsas de estudos, etc., e ainda a felicidade de desfrutar, com a Carminha, de memoráveis viagens no Brasil e no Exterior, onde plantamos amizades que ainda hoje produzem preciosos frutos.

Quanto mais o tempo passa e vão se distanciando as diversas circunstâncias em que a presença do Mauro administrando nossa firma foi indispensável para viabilizar minhas inúmeras ausências, mais eu sou agradecido a Deus e a ele.
As fotos acima ligam 42 anos (1974- 2016) e revelam um aspecto das muitas razões que me permitem afirmar que, realmente, envelheci feliz. Na 1ª foto as idades do pai e do filho eram 46 e 22 anos; na 2ª, eram 88 e 64 anos.

=====================================================================


FIM DA 2ª PARTE

Este capítulo continua na 3ª parte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente