quarta-feira, 28 de agosto de 2019

90 ANOS, 1 VIDA... - TRABALHO - Postagem 3 de 6


Continuação de TRABALHO   -   2/6      
Contendo referências sobre:

Panair do Brasil e Pan American; mudanças para Fortaleza - meus pais e irmãos (1948); eu, Carminha e filhos (1959); Constellation, DC-7 e DC-8; tecnologia e desenvolvimento; frio em Sobral; jipes Toyota; máquina pesada; voo América-Brasil em avião leve; amor fraterno - no coração e na mente.



______________________________________________________



Navegação Aérea (Agência) – Fortaleza

Em 1948 a Panair do Brasil e a Pan American World Airways convidaram meu pai para ser Agente de ambas na capital cearense, onde funcionava uma sucursal delas que seria substituída por uma filial da firma Celso Nunes, de Parnaíba.

Abro um parêntese: Desde 1936 - quando fundou sua firma - ela era o Agente das mesmas no Piauí, mas desde 1929 o cidadão Celso Nunes (aos 33 anos de idade) já personificava o agente da Pan American - em nome da empresa James Frederick Clark & Cia. Ltda., da qual se desligou quando fundou a sua própria.  Papai foi o 1º piauiense a voar como passageiro de um avião decolando de Parnaíba (quando eu ainda não tinha dois anos). Foi num avião da NYRBA (New York-Rio-Buenos Aires Airlines) - antecessora da Pan American e sua subsidiária Panair do Brasil - vindo de Nova York para a América do Sul com escala em Parnaíba, nas águas do rio do mesmo nome. Fecho o parêntese.

Para abrir uma filial e administrá-la, ele se mudou de Parnaíba para Fortaleza. Minha mãe e meus irmãos Reginaldo, Sônia e Célia o acompanharam.

Para aceitar o honroso convite e a alta responsabilidade de promover no Ceará os negócios das maiores empresas de navegação aérea nacional e internacional, meu pai conseguiu que, além dos bimotores Douglas DC-3, a Panair estabelecesse uma linha Rio-Fortaleza-Rio com os mais velozes e modernos aviões existentes - os quadrimotores Lockheed Constellation L-49.  

Até então ela só os utilizava nas ligações do Brasil com os principais países da América do Sul e da Europa. A visão e o senso de marketing de Celso Nunes resultou num sucesso extraordinário. Diariamente os aviões voavam lotados por passageiros satisfeitos, que eram seus maiores propagandistas.
 Um Constellation da Panair chegando na mais linda cidade do mundo – Rio.

Conservo belas recordações de muitos dos numerosos voos que tive o prazer de deliciar nessas fabulosas e lindas aeronaves - no Brasil e no Exterior. Eles foram os primeiros aviões comerciais com cabine pressurizada, que lhes abria novos horizontes - com voos e velocidade mais altos, mais economia, mais alcance e mais conforto. Grande exemplo de progresso da tecnologia a serviço da aviação encurtando distâncias e contribuindo para o desenvolvimento social.
Na parte TRABALHO 2.6 - que antecedeu esta - ofereci aos leitores uma foto do Constellation que embeleza o Museu da TAM no interior de São Paulo.

Foi com muita competência, zelo e dedicação que meu pai administrou a
Agência Panair e Pan American -  através de uma filial de sua firma.
Na foto (de 1951) ele e eu somos o 1º e o 2º à direita. Na parede vê-se um luminoso da Panair; no salão, uma placa com o nome Celso Nunes S.A.. Eu morava em Parnaíba mas, nas ausências de Papai, várias vezes tive a honra de substituí-lo gerenciando a Agência Panair em Fortaleza.

O “braço direito” dele era minha irmã Sônia (foto) - que era querida e respeitada por todos os que tiveram a felicidade de lidar com ela.
Oportunamente (1961) a Panair passou a escalar em Fortaleza, também, com os grandes Douglas DC-7C (foto abaixo). Esses extraordinários aviões incorporavam a mais alta tecnologia antes de surgirem os aviões comerciais com turbinas (“jato puro”) e simbolizaram a época em que eles foram “os mais modernos, rápidos e luxuosos aviões comerciais do mundo.”  Tive o prazer de voar em alguns deles.
            
           Na “era do jato”, a Panair lançou os Douglas DC-8 (foto abaixo) – na linha da Europa.

Estes e os Boeing 707 (operados pela Pan American) foram os mais conhecidos e famosos aviões comerciais do início da navegação aérea a jato - que veio premiar os esforços de aviadores e da indústria aeronáutica em sua constante busca pela excelência.
Em 1959, após 11 anos de atividades em Fortaleza, Celso Nunes mandou construir o prédio da foto ao lado (Rua B. Rio Branco). Na fachada veem-se os nomes Celso Nunes S.A. e Panair.

Na foto abaixo (no dia da inauguração), o Dr. Parsifal Barroso (Governador do Ceará) e esposa, D. Olga, felicitando o empresário Celso Nunes.

Ele prestou relevantes serviços ao
Brasil na área do transporte aéreo e ao turismo no Nordeste. O mérito do seu trabalho foi reconhecido pelas suas representadas, clientes e pelo público.

Quando, já idoso, ele manifestou à Panair sua intenção de se aposentar, tive o privilégio de ser convidado por ela a prosseguir, em seu lugar. Fiquei lisonjeado mas declinei, por impossibilidade de acumular responsabilidades além das que o bom senso aconselhava.

Em meu primeiro livro - “Compartilhando Riquezas de Vida” (de 2014) – escrevi os seguintes capítulos que fazem referência específica a Celso Nunes - meu saudoso pai:
Meu pai e a navegação aérea - Fatos e pessoas cujos voos interligam Passado, Presente e Futuro;   e
Carnaubeira do Piauí com raízes no Ceará  - Lembranças e reflexões sobre Celso Augusto de Moura Nunes, meu pai, que foi também meu professor na “escola da vida”, ensinando-me dignidade, comércio e ética profissional.

            A quem me solicitar por e-mail  -  jkc.nunes@gmail.com  - terei prazer em enviar “separatas” (cópias) dos capítulos acima citados.
Sou muito grato a Deus por me haver permitido e capacitado a participar de expressiva parte dessa empolgante história.

Foi com amor e entusiasmo que em minha longa vida comercial sempre estive ligado à Aviação, além de outras atividades.   

Abro outro parêntese: Convidados de meu pai e da Sônia lotaram o DC-7C que num belo dia de 1961 a Panair apresentou a clientes do Ceará, num voo panorâmico de Fortaleza a Sobral e volta – sem pousar. Veja o convite abaixo:

Sobrevoando a cidade (reconhecidamente quente) no conforto de uma cabine com temperatura amena, o comandante informou a altitude do voo (uns 5.000 metros) e a temperatura externa (uns 20º abaixo de zero); ouviu-se então a voz bem alta de um passageiro: “eu não sabia que em Sobral fazia tanto frio...!”
Fecho o parêntese.  

=====================================================================   
Veículos Toyota (Vendas) – Ceará

Dentre as valiosas marcas com que tive a honra de lidar quando passei a residir em Fortaleza (1959)  destaco a Toyota. Foi muito antes da mesma fabricar automóveis no Brasil. Chegamos a vender jipes e camionetes (“utilitários”) com motor Diesel Mercedes-Benz. O folder ao lado e as fotos abaixo ilustram uma pequena parte dessa atividade, que foi gratificante. Depois de havermos dignamente promovido os produtos e cumprido nossos compromissos, tomamos a iniciativa de desativar essa nossa vibrante linha comercial.

Máquinas (Vendas) - Nordeste

Também foi honrosa para nós a representação da Koehring.
As fotos em preto-e-branco mostram escavadeiras cujas vendas tivemos a felicidade de efetivar – no Nordeste.

A foto colorida ilustra minha visita de 1965 à fábrica, em Milwaukee, Wisconsin,  onde vi funcionando a mais moderna escavadeira hidráulica. Estou entre dois funcionários da conceituada empresa americana.
Sem merecimento de minha parte, mas com muito trabalho e entusiasmo, Deus  me proporcionou uma grande vitória nesse gênero de comércio internacional especializado: a venda de uma “skooper” (de 40 toneladas de peso) -  para uma fábrica de cimento em Sergipe.
=====================================================================

Comércio de Aviões

Para aprender a vender aviões executivos, em 1961 comprei um Piper “Tri-Pacer” PA-22 novo. Na foto ao lado ele é visto quando fui recebê-lo e experimentá-lo em voo sobre o Rio de Janeiro, pilotado pelo meu irmão Fred, que é o 1º. O 2º sou eu e o 3º é nosso primo Mário, convidado especial. Dois dias depois o Fred e eu decolamos nele com destino a Recife, onde ele o entregaria ao piloto (de Fortaleza) que contratei para realizar serviços de taxi-aéreo. Meu irmão, que era oficial da FAB, voltou como “Fiscal de Rota” num quadrimotor da KLM procedente da Europa. Senti muita saudade dele quando eu e o piloto decolamos para o voo Recife-Fortaleza...
                       
Na foto abaixo, um aspecto do “batismo” que antecedeu o “voo inaugural” do então moderno avião. Ao centro, estou entre Mamãe (de preto) e minha irmã Sônia. Ao lado dela está a Carminha, abraçando nossa filhinha Carmen. As duas outras crianças são a Mônica e o Mauro. O Jimmy Jr. estava tirando fotos.
       No tempo oportuno esse avião foi vendido, deixando-me confiante para tentar promover a venda de outros. Comecei lentamente, enquanto continuava a vender máquinas, motores e equipamentos diversos. A partir de certo ponto, porém, tornou-se necessário descontinuar aquela atividade e prosseguir só no comércio de aeronaves.

Ao longo de cinco décadas vendemos mais de duzentos aviões - em vários Estados. As fotos abaixo são exemplos dos modelos vendidos, de várias marcas. Foi inestimável a contribuição do Mauro (formado em Engenharia) para o sucesso que Deus nos proporcionou. Esse querido filho dignificou a firma Clark Nunes como sócio da mesma, durante muitos anos. Chegou, porém, o momento em que ele desistiu do comércio para se dedicar inteiramente a servir ao Senhor Jesus Cristo. Hoje ele é Pastor de Pregação e Ensino da Igreja Batista Luz do Mundo, por ele fundada. Suas pregações estão disponíveis - na Internet - no site www.falandodecristo.com          

=====================================================================

Aviões Cessna (Vendas) – Ceará

      Nas fotos acima e abaixo, aviões Cessna vendidos por meu intermédio. Eles vinham voando da América.

                        A foto acima é na Fábrica da Cessna, ao lado do novo bimotor que nos foi demonstrado.
                     Da esquerda para a direita: eu, Lemos, piloto da empresa e meu irmão Fred – que o pilotou.

Na foto acima, de 1965 em Wichita (Kansas, USA), eu e Carminha quando embarcamos no avião em que viemos da América ao Brasil – no bimotor Cessna 310. Ele era de seis lugares e havia sido vendido pela minha firma para um cliente que o comprou para receber em Fortaleza. Viemos bem acompanhados pelo distinto casal Cte. Pompílio Lemos e Eliane, tendo ele pilotado o lindo avião.
À esquerda dele vê-se um pouco do Cessna 210 que veio junto, tornando ainda  mais agradável a viagem, pois veio pilotado pelo meu irmão Fred – tendo como passageira sua filha Sheyla.

         A extraordinária foto acima registra um raro e sensacional momento: o 310 e o 210 - juntos nos ares - voando conosco sobre o mar.

Sou grato a Deus pelo que ela significa para mim, pois tirei-a a bordo do 310 vendo o piloto e a passageira do 210 em voo ao meu lado...; pelo rádio pedi ao Fred para se aproximar e ele me atendeu. Depois da foto ele se afastou e o lindo avião ficou parecendo uma gaivota metálica acompanhando o nosso...!  

Oferecendo-lhes essa antiga foto, espero que os leitores se agradem em imaginar um cenário tão belo e expressivo. "Recordar é viver"...! 
                Na foto acima estamos, em Fortaleza, eu entregando ao comprador do 310 os respectivos documentos, enquanto o Fred entrega - simbolicamente, em nome da Clark Nunes - a chave do avião ao Cte. Pompílio Rodrigues de Lemos Oliveira. Com eles fui recebê-lo na fábrica - no interior dos Estados Unidos - e com eles o entreguei ao nosso cliente, no Ceará...!

O Fred já seguiu o caminho de todos os mortais mas - em meu coração e em minha mente - a figura de meu querido irmão é cultivada com o mesmo amor fraterno que sempre nos uniu em vida.

O Lemos e esposa, Eliane, residem no Rio. Aposentado, ele é respeitado pela brilhante carreira de Comandante de Linha Aérea - que desempenhou com seriedade e dedicação. Eu e Carminha mantemos o bom relacionamento que há mais de 50 anos cultivamos com o distinto casal. Ela já nasceu com o DNA da Aviação (filha de ilustre Oficial Aviador) e ele (filho de portugueses) personifica o valor da união Brasil-Portugal.

=====================================================================                   
======================================================================

Escolhi o título abaixo para oferecer ao aniversariante de 26 de Agosto a
HOMENAGEM ESPECIAL
que o autor do blog RIQUEZAS DE VIDA cumpre o grato dever
de postar na Internet para oferecer ao Pastor

JOSÉ WADSON VALENTE DE SOUZA

quando ele completa 52 anos de preciosa existência.

======================================================================

BELO TESTEMUNHO

                                                                                 Jimmy Clark Nunes
   
Antes de ser anestesiado, um cidadão ouve o cirurgião lhe perguntando se sabe o que pode lhe acontecer. Como ele já estava prevenido, respondeu que sabia e esclareceu afirmando que iria morrer e subir para o Céu.

Horas depois, deitado e abrindo os olhos no claro ambiente de uma UTI, o recém-operado percebe que ainda está na Terra...!

Ele ainda não sabia que tinha passado por uma complexa cirurgia de grande porte – que o levou bem perto do instante fatal do último suspiro.

O problema abdominal que o motivara a ser hospitalizado em situação de emergência evoluiu perigosamente para uma infecção generalizada do organismo – aquela indesejável que é temida pelos médicos...!

Deixando de lado a reconhecida competência do cirurgião e sua equipe, é óbvio que Deus havia determinado o surpreendente resultado da operação e o desdobramento que haveria de ocorrer.

As semanas subsequentes foram extremamente sofridas, sob todos os aspectos, projetando dúvidas e incertezas sobre a sobrevivência do paciente.

Os mais valiosos e belos testemunhos de servos de Cristo são os que ocorrem em meio a calamidades ou graves momentos fora do controle deles.

Pois bem, o aniversariante (Pastor Wadson) não apenas apresentou um belo testemunho enquanto esteve hospitalizado, mas, ao longo de meses e anos - apesar das sequelas da cirurgia ainda não o haverem deixado - prossegue irradiando gratidão, conformação e confiança em Deus, assim como disposição para o trabalho e fidelidade ao Senhor Jesus, nosso Salvador.

Foto de 2017: WADSON VALENTE (Pastor de Administração e Membresia) falando sobre o “Dia dos Pais” e destacando o sadio relacionamento que mantém comigo e meu filho MAURO CLARK (Pastor de Pregação e Ensino). Local: Igreja Batista Luz do Mundo.

            O Wadson é mais do que merecedor desta modestíssima homenagem, que é extensiva à sua digna esposa - Marly - e às três pérolas (Viviane, Lívia e Alice) com que Deus aumentou a família e enriqueceu o querido casal.
*
Fim da postagem 3/6 da parte TRABALHO

Continua em TRABALHO - 4/6

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente