Continuação
de TRABALHO - 2/6
Contendo referências sobre:
Panair do Brasil e Pan American; mudanças para Fortaleza
- meus pais e irmãos (1948); eu, Carminha e filhos (1959); Constellation, DC-7
e DC-8; tecnologia e desenvolvimento; frio em Sobral; jipes Toyota; máquina
pesada; voo América-Brasil em avião leve; amor fraterno - no coração e na
mente.
______________________________________________________
Navegação Aérea (Agência) – Fortaleza
Em 1948 a Panair do Brasil e a Pan
American World Airways convidaram meu pai para ser Agente de ambas na
capital cearense, onde funcionava uma sucursal delas que seria substituída por
uma filial da firma Celso Nunes,
de Parnaíba.
Abro um
parêntese: Desde 1936 - quando fundou sua firma - ela era o Agente das mesmas no
Piauí, mas desde 1929 o cidadão Celso Nunes (aos 33 anos de idade) já personificava
o agente da Pan American - em nome da empresa James Frederick Clark & Cia.
Ltda., da qual se desligou quando fundou a sua própria. Papai foi o 1º piauiense a voar como
passageiro de um avião decolando de Parnaíba (quando eu ainda não tinha dois
anos). Foi num avião da NYRBA (New York-Rio-Buenos Aires Airlines) - antecessora
da Pan American e sua subsidiária Panair do Brasil - vindo de Nova York para a
América do Sul com escala em Parnaíba, nas águas do rio do mesmo nome. Fecho o parêntese.
Para
abrir uma filial e administrá-la, ele se mudou de Parnaíba para Fortaleza. Minha
mãe e meus irmãos Reginaldo, Sônia e Célia o acompanharam.
Para
aceitar o honroso convite e a alta responsabilidade de promover no Ceará os
negócios das maiores empresas de navegação aérea nacional e internacional, meu
pai conseguiu que, além dos bimotores Douglas DC-3, a Panair estabelecesse uma
linha Rio-Fortaleza-Rio com os mais velozes e modernos aviões existentes - os
quadrimotores Lockheed Constellation L-49.
Até
então ela só os utilizava nas ligações do Brasil com os principais países da
América do Sul e da Europa. A visão e o senso de marketing de Celso Nunes
resultou num sucesso extraordinário. Diariamente os aviões voavam lotados por
passageiros satisfeitos, que eram seus maiores propagandistas.
Conservo
belas recordações de muitos dos numerosos voos que tive o prazer de deliciar
nessas fabulosas e lindas aeronaves - no Brasil e no Exterior. Eles foram os
primeiros aviões comerciais com cabine pressurizada, que lhes abria novos
horizontes - com voos e velocidade mais altos, mais economia, mais alcance e
mais conforto. Grande exemplo de progresso da tecnologia a serviço da aviação
encurtando distâncias e contribuindo para o desenvolvimento social.
Na parte TRABALHO
2.6 - que antecedeu esta - ofereci aos leitores uma foto do Constellation que
embeleza o Museu da TAM no interior de São Paulo.
Foi com muita competência, zelo e dedicação que meu pai administrou a
Agência Panair e Pan American -
através de uma filial de sua firma.
Na foto (de 1951) ele e eu somos o 1º e o 2º à direita.
Na parede vê-se um luminoso da Panair; no salão, uma placa com o nome Celso
Nunes S.A.. Eu morava em Parnaíba mas, nas ausências de
Papai, várias vezes tive a honra de substituí-lo gerenciando a Agência Panair
em Fortaleza.
O “braço direito” dele era minha irmã Sônia (foto) - que era querida e
respeitada por todos os que tiveram a felicidade de lidar com ela.
Oportunamente (1961)
a Panair passou a escalar em Fortaleza, também, com os grandes Douglas DC-7C (foto
abaixo). Esses extraordinários aviões incorporavam a mais alta tecnologia antes
de surgirem os aviões comerciais com turbinas (“jato puro”) e simbolizaram a
época em que eles foram “os mais modernos, rápidos e luxuosos aviões comerciais
do mundo.” Tive o prazer de voar em alguns
deles.
Na “era
do jato”, a Panair lançou os Douglas DC-8 (foto abaixo) – na linha da Europa.
Estes e os Boeing 707 (operados pela Pan American) foram os mais
conhecidos e famosos aviões comerciais do início da navegação aérea a jato
- que veio premiar os esforços de aviadores e da indústria aeronáutica em sua
constante busca pela excelência.
Em 1959, após 11 anos de atividades em
Fortaleza, Celso Nunes mandou construir o prédio da foto ao lado (Rua B. Rio
Branco). Na fachada veem-se os nomes Celso Nunes S.A. e Panair.
Na foto abaixo (no
dia da inauguração), o Dr. Parsifal Barroso (Governador do Ceará) e esposa, D.
Olga, felicitando o empresário Celso Nunes.
Ele prestou relevantes
serviços ao
Brasil na área do
transporte aéreo e ao turismo no Nordeste. O mérito do seu trabalho foi
reconhecido pelas suas representadas, clientes e pelo público.
Quando,
já idoso, ele manifestou à Panair sua intenção de se aposentar, tive o
privilégio de ser convidado por ela a prosseguir, em seu lugar. Fiquei
lisonjeado mas declinei, por impossibilidade de acumular responsabilidades além
das que o bom senso aconselhava.
Em meu
primeiro livro - “Compartilhando Riquezas de Vida” (de 2014) – escrevi os
seguintes capítulos que fazem referência específica a Celso Nunes - meu saudoso
pai:
Meu pai e a navegação aérea - Fatos e pessoas cujos voos interligam
Passado, Presente e Futuro; e
Carnaubeira do Piauí com raízes no Ceará - Lembranças
e reflexões sobre Celso Augusto de Moura Nunes, meu pai, que foi também meu
professor na “escola da vida”, ensinando-me dignidade, comércio e ética
profissional.
A quem me solicitar por e-mail - jkc.nunes@gmail.com - terei prazer em enviar “separatas” (cópias)
dos capítulos acima citados.
Sou
muito grato a Deus por me haver permitido e capacitado a participar de
expressiva parte dessa empolgante história.
Foi
com amor e entusiasmo que em minha longa vida comercial sempre estive ligado à
Aviação, além de outras atividades.
Abro outro
parêntese: Convidados de meu pai e da Sônia lotaram o DC-7C que num belo dia de
1961 a Panair apresentou a clientes do Ceará, num voo panorâmico de Fortaleza a
Sobral e volta – sem pousar. Veja o convite abaixo:
Sobrevoando a cidade
(reconhecidamente quente) no conforto de uma cabine com temperatura amena, o
comandante informou a altitude do voo (uns 5.000 metros) e a temperatura
externa (uns 20º abaixo de zero); ouviu-se então a voz bem alta de um
passageiro: “eu não sabia que em Sobral fazia
tanto frio...!”
Fecho o
parêntese.
=====================================================================
Veículos Toyota
(Vendas) – Ceará
Dentre as valiosas marcas com que tive a
honra de lidar quando passei a residir em Fortaleza (1959) destaco a Toyota. Foi
muito antes da mesma fabricar automóveis no Brasil. Chegamos a vender jipes e
camionetes (“utilitários”) com motor Diesel Mercedes-Benz. O folder ao lado e
as fotos abaixo ilustram uma pequena parte dessa atividade, que foi
gratificante. Depois de havermos dignamente promovido os produtos e cumprido
nossos compromissos, tomamos a iniciativa de desativar essa nossa vibrante
linha comercial.
Máquinas (Vendas) - Nordeste
Também foi honrosa para nós a representação
da Koehring.
As fotos em preto-e-branco mostram
escavadeiras cujas vendas tivemos a felicidade de efetivar – no Nordeste.
A foto colorida ilustra minha visita de 1965 à
fábrica, em Milwaukee, Wisconsin, onde
vi funcionando a mais moderna escavadeira hidráulica. Estou entre dois funcionários
da conceituada empresa americana.
Sem merecimento de minha parte, mas com muito
trabalho e entusiasmo, Deus me
proporcionou uma grande vitória nesse gênero de comércio internacional
especializado: a venda de uma “skooper” (de 40 toneladas de peso) - para uma fábrica de cimento em Sergipe.
=====================================================================
Comércio
de Aviões
Para aprender a vender aviões executivos, em 1961 comprei um Piper “Tri-Pacer” PA-22
novo. Na foto ao lado ele é visto quando fui recebê-lo e experimentá-lo em voo
sobre o Rio de Janeiro, pilotado pelo meu irmão Fred, que é o 1º. O 2º sou eu e
o 3º é nosso primo Mário, convidado especial. Dois dias depois o Fred e eu
decolamos nele com destino a Recife, onde ele o entregaria ao piloto (de
Fortaleza) que contratei para realizar serviços de taxi-aéreo. Meu irmão, que
era oficial da FAB, voltou como “Fiscal de Rota” num quadrimotor da KLM
procedente da Europa. Senti muita saudade dele quando eu e o piloto decolamos
para o voo Recife-Fortaleza...
Na foto abaixo, um aspecto do “batismo” que antecedeu o
“voo inaugural” do então moderno avião. Ao centro, estou entre Mamãe (de preto)
e minha irmã Sônia. Ao lado dela está a Carminha, abraçando nossa filhinha
Carmen. As duas outras crianças são a Mônica e o Mauro. O Jimmy Jr. estava
tirando fotos.
No tempo oportuno esse avião foi vendido,
deixando-me confiante para tentar promover a venda de outros. Comecei lentamente,
enquanto continuava a vender máquinas, motores e equipamentos diversos. A
partir de certo ponto, porém, tornou-se necessário descontinuar aquela
atividade e prosseguir só no comércio de aeronaves.
Ao longo de cinco décadas vendemos mais de duzentos aviões - em vários Estados. As fotos
abaixo são exemplos dos modelos vendidos, de várias marcas. Foi inestimável a
contribuição do Mauro (formado em Engenharia) para o sucesso que Deus nos
proporcionou. Esse querido filho dignificou a firma Clark Nunes como sócio da
mesma, durante muitos anos. Chegou, porém, o momento em que ele desistiu do
comércio para se dedicar inteiramente a servir ao Senhor Jesus Cristo. Hoje ele
é Pastor de Pregação e Ensino da Igreja Batista Luz do Mundo, por ele fundada.
Suas pregações estão disponíveis - na Internet - no site www.falandodecristo.com
=====================================================================
Aviões
Cessna (Vendas) – Ceará
Nas fotos acima e abaixo, aviões Cessna
vendidos por meu intermédio. Eles vinham voando da América.
A foto acima é na
Fábrica da Cessna, ao lado do novo bimotor que nos foi demonstrado.
Da esquerda para a
direita: eu, Lemos, piloto da empresa e meu irmão Fred – que o pilotou.
Na foto acima, de 1965 em Wichita (Kansas, USA), eu e
Carminha quando embarcamos no avião em que viemos da América ao Brasil – no
bimotor Cessna 310. Ele era de seis lugares e havia sido vendido pela minha
firma para um cliente que o comprou para receber em Fortaleza. Viemos bem acompanhados
pelo distinto casal Cte. Pompílio Lemos e Eliane, tendo ele pilotado o lindo
avião.
À esquerda dele vê-se um pouco do Cessna 210 que veio
junto, tornando ainda mais agradável a
viagem, pois veio pilotado pelo meu irmão Fred – tendo como passageira sua
filha Sheyla.
A
extraordinária foto acima registra um raro e sensacional momento: o 310 e o 210
- juntos nos
ares - voando conosco sobre o mar.
Sou grato a Deus pelo
que ela significa para mim, pois tirei-a a bordo do 310 vendo o piloto e a
passageira do 210 em voo ao meu lado...; pelo rádio pedi ao Fred para se
aproximar e ele me atendeu. Depois da foto ele se afastou e o lindo avião ficou
parecendo uma gaivota metálica acompanhando o nosso...!
Oferecendo-lhes essa
antiga foto, espero que os leitores se agradem em imaginar um cenário tão belo
e expressivo. "Recordar é viver"...!
Na foto acima estamos,
em Fortaleza, eu entregando ao comprador do 310 os respectivos documentos,
enquanto o Fred entrega - simbolicamente, em nome da Clark Nunes - a chave do
avião ao Cte. Pompílio Rodrigues de Lemos Oliveira. Com eles fui recebê-lo na
fábrica - no interior dos Estados Unidos - e com eles o
entreguei ao nosso cliente, no Ceará...!
O Fred já seguiu o
caminho de todos os mortais mas - em meu coração e em minha mente - a figura de
meu querido irmão é cultivada com o mesmo amor fraterno que sempre nos uniu em
vida.
O Lemos e esposa, Eliane,
residem no Rio. Aposentado, ele é respeitado pela brilhante carreira de
Comandante de Linha Aérea - que desempenhou com seriedade e dedicação. Eu e
Carminha mantemos o bom relacionamento que há mais de 50 anos cultivamos com o
distinto casal. Ela já nasceu com o DNA da Aviação (filha de ilustre Oficial
Aviador) e ele (filho de portugueses) personifica o valor da união
Brasil-Portugal.
=====================================================================
======================================================================
Escolhi o título abaixo para oferecer ao
aniversariante de 26 de Agosto a
HOMENAGEM ESPECIAL
que o autor do blog RIQUEZAS DE VIDA cumpre o grato
dever
de postar na Internet para oferecer ao Pastor
JOSÉ WADSON VALENTE DE SOUZA
quando ele completa 52 anos de preciosa existência.
======================================================================
BELO TESTEMUNHO
Jimmy Clark Nunes
Antes de ser anestesiado, um cidadão ouve o cirurgião
lhe perguntando se sabe o que pode lhe acontecer. Como ele já estava prevenido,
respondeu que sabia e esclareceu afirmando que iria morrer e subir para o Céu.
Horas depois, deitado e abrindo os olhos no claro
ambiente de uma UTI, o recém-operado percebe que ainda está na Terra...!
Ele ainda não sabia que tinha passado por uma complexa
cirurgia de grande porte – que o levou bem perto do instante fatal do último
suspiro.
O problema abdominal que o motivara a ser
hospitalizado em situação de emergência evoluiu perigosamente para uma infecção
generalizada do organismo – aquela indesejável que é temida pelos médicos...!
Deixando de lado a reconhecida competência do
cirurgião e sua equipe, é óbvio que Deus havia determinado o surpreendente
resultado da operação e o desdobramento que haveria de ocorrer.
As semanas subsequentes foram extremamente sofridas,
sob todos os aspectos, projetando dúvidas e incertezas sobre a sobrevivência do
paciente.
Os mais valiosos e belos testemunhos de servos de
Cristo são os que ocorrem em meio a calamidades ou graves momentos fora do
controle deles.
Pois bem, o aniversariante (Pastor Wadson) não apenas
apresentou um belo testemunho enquanto esteve hospitalizado, mas, ao longo de meses
e anos - apesar das sequelas da cirurgia
ainda não o haverem deixado - prossegue irradiando gratidão, conformação e confiança
em Deus, assim como disposição para o trabalho e fidelidade ao Senhor Jesus, nosso
Salvador.
Foto de 2017: WADSON VALENTE (Pastor
de Administração e Membresia) falando sobre o “Dia dos Pais” e destacando o sadio
relacionamento que mantém comigo e meu filho MAURO CLARK (Pastor de Pregação e
Ensino). Local: Igreja Batista Luz do Mundo.
O Wadson é mais do
que merecedor desta modestíssima homenagem, que é extensiva à sua digna esposa
- Marly - e às três pérolas (Viviane, Lívia e Alice) com que Deus aumentou a
família e enriqueceu o querido casal.
*
Fim da postagem 3/6 da parte TRABALHO
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente