sexta-feira, 21 de junho de 2019

90 ANOS, 1 VIDA... - TRABALHO - Postagem 1 de 6


TRABALHO 1/6. Continuação de ESTUDO E LAZER  3/3      
Contendo referências sobre:

75 anos de trabalho; Nomes famosos e bons negócios; Gratidão a Deus e à família; Fotos com símbolos de atividades; Concepção artística; Livro e blog; Marcos cronológicos e marcas sentimentais na mente e no coração de quem envelheceu feliz em sua luta pela vida.



1943  -  16 de Dezembro  -  2018

75 anos de trabalho...!

MARCOS E MARCAS

Em 16.12.2018 completei 75 de trabalho. Dos 16 anos que eu tinha aos 91 que já fiz, milhares de dias passaram voando. Sim, os dias e noites passaram e nunca voltarão - para toda a humanidade - mas para mim eles deixaram indeléveis marcos cronológicos e marcas sentimentais que guardo na mente e no coração.

“LUTA PELA VIDA" E 70 ANOS DE CASADO

Foi engajado na “luta pela vida”, trabalhando ao longo desse longo tempo - com esmero e dignidade - que Deus me proporcionou ganhar dinheiro lícito para sustentar a mim e à família com que Ele enriqueceu minha vida. Refiro-me à esposa e aos três filhos e três filhas que nasceram de um casamento abençoado - cujo 70º aniversário transcorrerá no dia 29 de Outubro de 2019.  

GRATIDÃO A DEUS E À FAMÍLIA

Sou muito agradecido a Deus pelos 75 anos de minha vida comercial, por todas as oportunidades, pela saúde e disposição para trabalhar durante tanto tempo.
Com a incorporação - em 1970 - da Celso Nunes pela Clark Nunes, já tem 83 anos a história da atividade comercial iniciada em 1936 por meu saudoso pai.

Agradeço também pelo estímulo e confiança que recebi de meus pais e irmãos (em suas épocas), assim como de minha esposa. Quando nossos filhos cresceram, eles também passaram a me ajudar - valorizando meu trabalho.

Sem tudo isso eu não teria conseguido chegar até onde cheguei.

NOMES FAMOSOS E BONS NEGÓCIOS

Tive o prazer e a honra de lidar com empresas nacionais e estrangeiras de renome e elevado conceito, revendendo seus produtos ou intermediando vendas como Representante Comercial. Para agradecer a todas que distinguiram com sua confiança a Celso Nunes (fundada por meu pai em 4.4.1936, em Parnaíba) e a Clark Nunes (fundada por mim em 29.9.1960, em Fortaleza) escolhi as seguintes para, em seus nomes, prestar-lhes uma homenagem em conjunto:

Celso Nunes
General Motors | Firestone | Coleman | Allis-Chalmers | MWM

Clark Nunes
Koehring | Cessna (C. Muniz e Cavu) | Piper | Embraer | Helibras

FOTO-SIMBOLOS
           
Considerando que “1 foto vale mais do 1.000 palavras”, fiz uma seleção das que podem se tornar símbolos das atividades das firmas CELSO NUNES (no início) e CLARK NUNES (depois) em diferentes épocas (de 1943 a 2018) e locais. Elas descrevem uma parte da trajetória comercial do jovem - Jimmy - que envelheceu feliz ao longo de 75 anos de trabalho.












--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------  


RIQUEZAS DE VIDA

Em 2014 foi publicado meu livro COMPARTILHANDO RIQUEZAS DE VIDA.

Em 2016 comecei a postar na Internet um blog - com fatos, fotos e reflexões sobre Aviação, Família, Rotary, Terra e Céu, Variedades.
Inicialmente o título era o mesmo do livro mas hoje é só RIQUEZAS DE VIDA.

Darei continuidade a ele até quando Deus me permitir e capacitar a fazê-lo.

Em 2018 comecei a escrever  90 ANOS, 1 VIDA... - como meu 2º livro. Em 2019, porém, decidi não editá-lo na forma tradicional, preferindo divulgá-lo no blog em forma de postagens - em diferentes datas. Esse “livro ” é composto de oito partes: Família, Estudo e Lazer, Trabalho, Aviação, Rotary, Brasil, Mundo, Terra e Céu.

Dada esta explicação, passo a contar algo do TRABALHO iniciado há 75 anos.

================================================================================

VIDA COMERCIAL

O início

Para iniciar minha vida comercial, em 16.12.1943, aos 16 anos (foto 1), cheguei em Parnaíba na véspera, num avião trimotor alemão Junkers JU-52 - idêntico ao da foto 2, abaixo.

Tendo ele sobrevoado a Praça da Graça (foto 3), vi claramente o prédio da firma Celso Nunes, onde eu iria trabalhar. Eu já conhecia a empresa e os funcionários, pois várias vezes trabalhei lá durante minhas férias escolares.


Aquele dia realmente marcou o início de minha vida comercial, mas na época eu não tinha intenção de exercê-la, apesar de admirá-la. Desde cedo manifestei minha preferência pela diplomacia. Para isso fui estudar em Recife, onde eu esperava - no tempo oportuno - me formar em Direito.



Como esclareço em outra parte deste, meu pai me pediu para fazer uma pausa entre o 1º e o 2º ano do Curso Clássico, enquanto a guerra perdurasse. Fui aprovado no 1º ano e voltei em Dezembro com meu dever cumprido e disposto a ajudar Papai em sua firma, que perdeu preciosos auxiliares naquele período atípico.  As circunstâncias da vida, porém, transformaram o provisório em definitivo. Segundo a Bíblia (Provérbios 16.9):“O coração do homem traça o seu caminho, mas o Senhor lhe dirige os passos.”  Passei por essa experiência.


Caminhões e automóveis (Vendas) – Piauí
A firma Celso Nunes era Revendedora Autorizada de automóveis e caminhões Chevrolet - da General Motors.


Foto de 1947. Depois do 2º caminhão, sou a 4ª pessoa. A 3ª e a 2ª são a Sônia e nosso pai.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
1948: eu e Carminha - noivos - e um Chevrolet recém-chegado da América, para ser vendido em Parnaíba. 
Ele veio num navio que entrou na Baía de Tutoya, onde foi posto numa alvarenga a reboque de um navio fluvial. Os carros vinham encaixotados e embrulhados em grosso papel impermeável. Quando eles “vinham à luz” eu me lembrava de um pinto saindo do ovo. Eu acompanhava tudo e tinha grande prazer em “inaugurar” os lindos carros pelas ruas (de pedra poliédrica ou de areia) de minha querida terra natal. No ano anterior eu conheci os “ninhos” onde eles eram produzidos (grandes fábricas) e estudei sobre eles no Instituto de Tecnologia da GM – em Michigan.

1952: (da direita para a esquerda) - Papai, Carminha, eu, meu cunhado Raimundo Mendes e minha prima Emma - numa feira de amostras em Teresina, com o lindo Chevrolet que recebi na fábrica da GM do Brasil em São Caetano (SP) e dirigi sozinho até o Rio de Janeiro.

Lá embarcaram meu primo Mário Clark Bacelar e sua esposa,  Emma, que aceitaram meu convite para a “aventura” rodoviária até Fortaleza e, de lá, a Teresina.

Eu e ele nos revezamos na direção, viajando só à luz do dia.



--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Na foto acima são vistos, em Teresina, 8 dos 24 caminhões (dos quais 6 eram equipados com tanques d’água e bombas) que vendemos ao Exército - Batalhão Ferroviário, de Crateús. Foi honrosa a confiança do importante cliente, que elogiou nosso trabalho quando recebeu todos no prazo estabelecido.   
Recordando o fato, presto homenagem póstuma ao meu querido cunhado Raimundo Mendes de Carvalho (de saudosa memória), cuja participação foi fundamental para o bom êxito da gratificante venda.  É com emoção que, ao escrever sobre minha vida comercial, dou o merecido destaque à mesma.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Pensando em uma “foto para a posteridade” (acima) pedi aos motoristas que posassem ao lado do caminhão que cada um recebeu na fábrica da GM em São Caetano (SP) e dirigiu até Parnaíba.  Todo mês enviávamos uma equipe de excelentes motoristas, que iam de avião. Quando a caravana era mais numerosa, seguia também um funcionário – a fim de coordenar o grupo, pagar as despesas, dar notícias diárias e administrar qualquer imprevisto.
Postando na Internet esta foto, décadas depois daquele dia, revivo na memória os anos vividos em Parnaíba e a intensa atividade comercial que Deus me deu o privilégio de exercer com entusiasmo e prazer.
            Em 2003, completando 60 anos de atividade no comércio, escrevi o que sintetiza meu pensamento a respeito do trabalho.  Transcorridos 15 anos, meu sentimento é o mesmo e, por isso, sinto-me feliz em transcrevê-lo a seguir:

“Deus, amorosamente e com infinita bondade, faz nascer no coração do homem a semente do amor; desabrochando, ela produz o amor à Família; e este motiva o homem a trabalhar com amor.”
                              
=====================================================================       


*

Fim da postagem 1/6 da parte TRABALHO

Continua em TRABALHO - 2/6






3 comentários:

  1. A cada postagem um aprendizado novo e conhecimento adquirido.

    ResponderExcluir
  2. Prezado irmão Jimmy
    K.Nunes: Sempre leio suas postagens e aprecio muito a sua trajetória de vida. Admiro muito quem faz da vida uma história à sua posteridade, e o irmão é exemplo vivo desta realidade. Meus cumprimentos extensivos a sua esposa e família. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. Paizinho, como sua filha mais velha, a cada transmissão sua, de ricas lembranças do seu passado, catalogado em fases com precisão de detalhes, me beneficio e Louvo ao nosso Deus que o tem suprido com Graça abundante até hoje . Destacando seu Amor por Ele, meu pai e pelo próximo, sua Alegria de alma e sua Gratidão fiel de servo.

    ResponderExcluir

Comente