segunda-feira, 30 de abril de 2018

ENVELHECEU FELIZ – SERVINDO ................................................. (1/3)



Quando a vivência social e a ética profissional do rotariano se tornam dignos da admiração dos que o conhecem, ele passa a refletir a nobreza do Rotary.


ENVELHECEU FELIZ - SERVINDO.


Fui honrado pelo Governador Eduardo Augusto Cortez Campos com sua iniciativa designando-me Patrono da 67ª Conferência do Distrito 4490 do Rotary International - que abrange os Clubes do Ceará, do Piauí e do Maranhão.
 
Em 19.4.2018, na sessão solene de instalação do evento, ele me ofereceu uma linda placa, cuja cópia scaneada é a seguinte:

Ele e eu fomos Presidentes do Rotary Club de Fortaleza-Oeste, com a diferença de 53 anos entre uma e outra gestão, assim como Governadores do Distrito, com a diferença de 30 anos entre uma e outra administração.O fato comprova a vitalidade da instituição e a importância do companheirismo rotário.

A vida de um rotariano envolve, de forma harmônica, a FAMÍLIA, a PROFISSÃO, a COMUNIDADE, a DEVOÇÃO, os AMIGOS, as VIAGENS e os SERVIÇOS rotários por ele prestados. Quando a vivência social e a ética profissional do mesmo se tornam dignos da admiração dos que o conhecem, ele passa a refletir a nobreza do ROTARY.

Na mesma sessão o Governador Eduardo ofereceu aos participantes um audiovisual contendo uma síntese de minha vida. Com fundo sonoro, fotos foram projetadas em telões enquanto se ouvia a voz de uma locutora explicando o significado delas. Como a bela apresentação não é aplicável à postagem num blog, elaborei outra substituindo a voz por legendas – para oferecer aos internautas que me distinguem com a leitura do que escrevo aqui. Esta adaptação foi acrescida de comentários, reflexões e algumas fotos.

Resumo biográfico do Patrono da 67ª Conferência do Distrito 4490 (Ceará, Piaui e Maranhão) do ROTARY INTERNATIONAL

James Kelso Clark Nunes - JImmy

Foi em Parnaíba, minha querida terra natal - no Norte do Piauí - que um ilustre rotariano me surpreendeu com o convite para eu também participar da grande organização mundial. A idade foi a razão da surpresa, pois eu já simpatizava com o Rotary mas só tinha 23 anos e havia iniciado minha vida de casado há menos de dois. Apesar disso, aceitei, com a plena concordância de Carminha.
A foto abaixo é de Outubro de.1949 (29) - o dia mais feliz de minha vida, em termos humanos. Em Setembro de 1951 passei a ser rotariano. Morávamos na Rua Santos Dumont e eu trabalhava na Praça da Graça, vista nas fotos acima.

Conservo como relíquia o cartão de identidade rotária que recebi em 1951 - no qual estão impressos os lemas que ainda hoje caracterizam a nobre instituição: “Dar de si antes de pensar em si” e “Mais se beneficia quem melhor serve”.

Quando, há 66 anos, ingressamos no Rotary - eu como sócio de um clube e a Carminha como “Dama rotária” - nosso primogênito já enriquecia nossa vida de casados, graças a Deus. Na foto acima, a Carminha e nosso Jimmy Junior.

Eu era gerente da firma Celso Nunes, de meu pai, concessionária autorizada da General Motors. Vendíamos automóveis, caminhões, motores Diesel, etc., como os das fotos abaixo:

=====================================================================

Em 1953 o Governador Cândido Athayde me convidou para ser Secretário da Conferência Distrital - em Parnaíba. O Representante do Presidente do RI era Ministro da Educação do Uruguai e um exímio orador. Na 1ª foto (abaixo) ele é visto ao microfone enquanto eu escrevia. Ao meu lado estão o ex-Governador Luiz Rêgo e o Governador Athayde. Na época eu tinha 25 anos.

Enquanto eu e Carminha participávamos ativamente da família rotária, nossa família foi aumentando. Na 2ª foto (acima), somos vistos em 1954 com nossos três filhos - Jimmy Junior, Mauro e Carmen.

=====================================================================

Além da já citada atividade comercial e técnica, a firma Celso Nunes sempre foi Agente das empresas Pan American Airways e Panair do Brasil S/A.

Desde 1936 tal atividade era limitada a Parnaíba, onde operavam os aviões bimotores Douglas DC-3 (foto acima) mas em 1948 meu pai foi convidado a expandi-la para Fortaleza, quando ali passaram a operar também os aviões quadrimotores mais modernos do mundo - Lockheed Constellation (foto abaixo).

Consequentemente, naquele ano (1948)  meus pais foram residir em Fortaleza, com meus irmãos Reggie, Sônia e Célia. Eu fiquei só, em Parnaíba, com a responsabilidade de administrar a matriz da firma e a filial de Teresina.

=====================================================================

Onze anos depois - em 1959 - eu, Carminha e nossos quatro filhos parnaibanos (Jimmy Jr, Mauro, Carmen e Mônica) também passamos a residir em Fortaleza. A Carminha está atrás da “máquina de retrato” - tirando a foto ao lado. A confiança dela em mim e seu  apoio à nossa mudança de residência foi fundamental para a difícil iniciativa que tomei por dois motivos, sendo o principal a existência de Universidade onde eles pudessem se formar. Dou graças a Deus, pois todos eles (além da Ivana e do Kelso, fortalezenses) se formaram em diferentes Faculdades.

=====================================================================

Em Fortaleza a firma (paralelamente à Agência Panair, administrada por meu pai e minha irmã Sônia) criou um Departamento Comercial (administrado por mim) para a venda de máquinas, motores e grupos geradores (como o da foto abaixo).
Nela meu pai e eu somos o 5º e o 6º da esquerda para a direita.

=====================================================================

Em 1960 tive de me desligar do Rotary Club de Parnaíba, quando ingressei no Fortaleza-Oeste. Em 1964 elegeram-me Presidente desse também querido clube, onde tenho a felicidade de permanecer como sócio até hoje.

A 1ª foto abaixo é um flagrante do jantar de posse dos Presidentes dos clubes de Fortaleza na época - Antônio Gomes Guimarães e eu - vendo-se o Governador do Estado, Virgílio Távora, que nos prestigiou com sua presença.

A 2ª foto (acima) contém uma curiosidade histórica: os Presidentes dos R.C.de Fortaleza e Fortaleza-Oeste em 1964/65 - Guimarães e Jimmy - vieram a ser Governadores do nosso Distrito; primeiro ele e, muito depois, eu.

Naquele ano rotário o clube instalou num hospital uma Clínica Cirúrgica Infantil, aliás a primeira da cidade. A foto ao lado é de um aspecto da inauguração dessa obra, denominada “Projeto Paul Harris” - em homenagem ao 60º aniversário de fundação do Rotary International.

Em 1964/65 o Fortaleza-Oeste aumentou em 20% o seu quadro social - de 60 para 73 companheiros. Ingressaram 13 novos rotarianos, todos escolhidos e convidados por diversos padrinhos, em observância à legislação rotária. Na foto ao lado estou apreciando o momento em que Estevam Emygdio afixa o emblema rotário no paletó de José Alcy Siqueira, seu afilhado.

A foto abaixo é dos integrantes do Conselho Diretor do R.C. Fortaleza-Oeste no ano rotário 1964/65, quando tive o privilégio de presidir o mesmo. Na foto abaixo são vistos - da esquerda para a direita - em pé:
Hermano Chaves Franck, Oscar Roque Bezerra, Francisco Herialdo Palmeira Lima, Mário Capelo Rodrigues e José Borges Sales; e sentados:
Ailton Gondim Lóssio, Antônio Silva Lima, Zacarias Amaral Vieira, James Kelso Clark Nunes, Walter Leite Barbosa Gurgel Nogueira e José Firmo Frota Melo.
 
Dos onze companheiros, nove já faleceram, motivo pelo qual divulgo esta foto como modesta homenagem póstuma aos dignos rotarianos e queridos amigos.

No ano de minha presidência no Rotary Club de Fortaleza-Oeste, eu e Carminha já tínhamos seis filhos - quatro piauienses e dois cearenses.
Na foto abaixo (de 1965), da esquerda para a direita, em pé: Mauro, Carmen e Jimmy Junior; sentados: Kelso, Ivana, Carminha, Jimmy e Mônica.

Foi inestimável o apoio que recebi de todos eles, representado pela agradável companhia da Carminha em vários eventos e pela conformação dos filhos com as ausências do pai (muito constantes) e as da mãe (menos frequentes).

Eles sabiam que estávamos bem acompanhados, praticando boas obras e que eu me sentia feliz com a oportunidade de ser útil a alguém, ao mesmo tempo em que eu era beneficiado pelas boas amizades nascidas no saudável ambiente da família rotária. Graças a Deus por tudo isso.

=====================================================================

FIM DA 1ª PARTE.

ESTE CAPÍTULO CONTINUA NA 2ª E NA 3ª PARTES

2 comentários:

  1. Maravilhoso é ver entre os Frutos do que você vem plantando, paizinho, essa tão justa homenagem Rotária elegendo-o Patrono dessa Conferencia . Muito me encanta ainda é vê-lo na ativa, por detrás desse Blog. Ao Senhor Deus minha Gratidão profunda por capacita-lo a tanto. E que, Alegrar o Coração dEle,seja a Prioridade em nossas vidas sempre !

    ResponderExcluir
  2. Amado Sr.Jimmy,
    sinto prazer em ler os flashes de memórias familiares e rotárias interligadas, que são frequentes em suas crônicas.
    Apesar de saber que, aceitar Jesus como seu Salvador e Senhor, foi o grande divisor de águas em sua vida, posso perceber a influência de seus familiares, e por que não, do Rotary Club na formação do gentleman que conheci nos anos 60.
    Congratulo-me com todos os seus companheiros do Rotary como também, com todas as pessoas que tiveram o privilégio de cruzar seu caminho.
    Saiba que o senhor é um homem especial. Sua presença elegante, atenciosa e alegre, amavel... não passa despercebida e faz bem a todos em qualquer ambiente.
    O mesmo homem dos anos 60 está presente agora, no século XXI,sem perder a juventude da alma, sem amargar com o peso dos anos e das muitas lutas.
    Com meu carinho e admiração de sempre, desejo que o senhor continue firme e forte por muitos anos para a alegria de todos nós.
    Grande abraço.
    Lígia (sua filha de coração)

    ResponderExcluir

Comente