terça-feira, 16 de abril de 2019

90 ANOS, 1 VIDA... - FAMÍLIA - Postagem 2 de 3



 Continuação de FAMÍLIA - 1/3             - Apresentando:

Síntese da história de 2 vidas que Deus uniu em 1 casal – namoro, noivado, casamento, filhos e filhas e seus casamentos, netos e bisnetos, assim como a admirável ampliação da família.


====================================================================                                        


FAMÍLIA - ESTUDO E LAZER - TRABALHO - AVIAÇÃO -
ROTARY - BRASIL -  MUNDO - TERRA E CÉU 
 _____________________________________________________________


Jimmy e Carminha -  Namoro - 1945

No Natal de 1945 eu e Carminha (18 e 15 anos), começamos um namoro que não tem fim. Em Março de 1946 ela foi para o Sul do Brasil e em Setembro eu fui para o Norte da América;  ela para estudar no Sion  (Colégio de freiras  francesas) em Petrópolis (RJ) e eu no Instituto de Tecnologia da General Motors em Flint, Michigan.

No meu aniversário - 19 anos - recebi o cartão (abaixo, em tamanho reduzido) com a seguinte mensagem:
“Jimmy, não o esqueci hoje; sei que completa mais uma primavera e por isto mesmo rezei muito por você. Desejo-lhe a melhor felicidade do mundo. É desta felicidade que depende a de um alguém que está muito distante mas com o pensamento bem juntinho de você. Este alguém, Jim, sou eu. Carminha – 9.11.1946.”  

Gostei tanto que o mantive sempre à vista onde morei. E o conservo como lembrança daquele tempo em que passamos mais de um ano nos comunicando só por carta. Como escrever é mais difícil do que falar, aprendemos a não desperdiçar tempo com ocorrências insignificantes e incidentes sem importância. Assim, gradualmente um penetrou no pensamento do outro, preenchendo o vácuo da ausência com um afetuoso amor que foi se aprofundando enquanto os defeitos e virtudes recíprocos foram se tornando conhecidos. Apesar da sensação de ausência causada pela enorme distância geográfica, Deus nos imunizou - a mim e a ela - contra as armadilhas do mundo, os encantos naturais de juventude e a possível sedução decorrente de novas amizades. Protegidos pela fidelidade de cada um, nos tempos certos viemos a ser premiados com um esplêndido noivado e um abençoado casamento. Haja gratidão por isso!


Jimmy e Carminha - Noivado - 1947

Eu e Carminha ficamos noivos no Natal de 1947. Para expressar em palavras essa época tão feliz de minha existência - dois anos - e que em 2017 completou 70 anos, escolhi a linda imagem descrita num convite de casamento de uma filha do autor - José Augusto Bezerra - e digna esposa, Bernadete, que há muitos anos esses diletos amigos nos enviaram:  
“Dois regatos formam o rio, cujas águas, a partir dali são uma só. Assim são noivos. Regatos que se encontram. Lábios que se tocam. Mãos que se unem. Sonhos que se formam. Um mundo a ser descoberto, um destino a ser construído, uma felicidade a ser conquistada”.            

Sob o título “2 vidas que Deus uniu em 1 casal” escrevi no livro “Compartilhando Riquezas de Vida” um capítulo registrando a vida de um homem e uma mulher que, por amor, tem andado juntos, de mãos dadas, desde a mocidade até a velhice. Terei prazer em enviar uma cópia do citado capítulo a quem o solicitar por e-mail; meu endereço é: jkc.nunes@gmail.com
Um trecho do mencionado capítulo está descrito no Suplemento anexo, sob o título “Casamento abençoado”.
                                                                                                                       
Jimmy e Carminha - Casamento - 1949

Em 29.10.1949 (fotos abaixo) - o dia mais feliz de minha vida, em termos humanos - realizei o acalentado sonho de viver para sempre com a Carminha. 
   
Nosso primeiro lar, como casal, foi numa casinha que meu pai tinha para alugar, e que foi reformada a meu gosto. Ficava num terreno triangular na Rua Santos Dumont., em Parnaíba. Onze dias depois do casamento completei 22 anos de idade e, na oportunidade, eu e Carminha recebemos naquela casa as primeiras visitas de familiares e amigos – sempre nos trazendo alegria. 

Em Agosto de 1951 foi nessa casa que recebemos a visita de três amigos que foram me convidar, em nome do Rotary Club de Parnaíba, para ingressar no mesmo como sócio. No mês seguinte teve início minha “vida rotária”. Adiante, na parte Rotary, farei comentários a respeito.

Família Correia Clark Nunes

Nosso primogênito, Jimmy Junior, nasceu um ano depois de nosso casamento, que foi enriquecido por ele - com sua chegada em 31.10.1950.  Fomos promovidos a pais; e a Carminha subiu ainda mais em minha admiração – como amorosa, eficiente e dedicada mãe (foto).       
  
A felicidade da família Correia Clark Nunes - o jovem casal e seu primeiro filho - foi aumentada com a chegada do Mauro, nosso segundo filho.

Ele nasceu no dia 25.3.1952, quando nos despedimos da modesta “Casa Triângulo” (levando belas recordações) e fomos residir numa nova e linda casa que o pai da Carminha mandou construir em terreno vizinho ao de sua residência.

Pouco antes de nascer nossa terceira filha, porém, o ambiente de felicidade reinante em nossa família foi substituído por um de profunda tristeza, eis que fomos duramente atingidos por um sofrimento imensurável: a morte do Sr. Alberto – pai da Carminha. Ele tinha apenas 46 anos de idade e estava bem, quando um derrame cerebral interrompeu sua preciosa vida.

A secção “Perenes Saudades”.do Suplemento de “90 anos, 1 vida” contém um relato a respeito desse chocante falecimento, ocorrido em 2.5.1953.

No mês seguinte, como um bálsamo enviado por Deus para aliviar tanto sofrimento, nasceu a Carmen - em 6.6.1953. Ela chegou trazendo alegria e esperança para a família, especialmente sua mãe e a avó materna. Eu e Carminha já havíamos sido abençoados com os nascimentos de dois meninos - Jimmy Junior e Mauro - mas a Carmen veio acompanhada da doçura feminina.

A tão desejada filhinha nos motivou a deixar de olhar só para trás, passando a olhar também e principalmente para a frente. Contemplando a linda e saudável criaturinha que ganhamos, fomos nos conscientizando de que havíamos nos tornado responsáveis não apenas por duas, mas agora por três preciosíssimas existências. Três anos depois, em 21.5.56, fomos abençoados com o nascimento de outra filhinha - a Mônica. Em 1959 viemos morar em Fortaleza. Aqui fomos abençoados com os nascimentos da Ivana, em 20.5.1959, e do nosso caçula – Kelso - em 17.6.1963.  

O nascimento de cada um de nossos seis filhos constituiu mais uma data importante acrescentada à história de nossas vidas (minha e da Carminha): 
Jimmy Jr.   -   31.10.1950; 
Mauro       -       25.3.1952; 
Carmen       -       6.6.1953; 
Mônica      -       21.5.1956; 
Ivana       -         20.5.1959;
Kelso       -          17.6.1963.



Nas fotos abaixo, abrangendo o período de 1951 a 1964, cada uma das seis mostra uma época diferente de quando tínhamos apenas um filho, e sucessivamente as épocas em que - nas pessoas de cada filho - a riqueza concedida por Deus foi aumentando de um para dois, três, quatro, cinco e seis.
                          Jimmy Junior   -   1                                                                  Jimmy Junior e Mauro   -  2
                       Jimmy Jr,, Mauro e Carmen - 3                                           J. Jr., Mauro, Carmen e Mônica  -  4
                             Jimmy Junior, Mauro, Carmen,                                                    Jimmy Junior, Mauro, Carmen,
                                     Mônica e Ivana   -                                                                     Mônica, Ivana e Kelso   -   6
                                                      
Na foto de 2009 (abaixo) as pessoas são vistas na mesma ordem e nas mesmas posições em que estavam na foto de 1964 (a última acima).
Da esq. para a direita – sentados: Kelso, Ivana, Carminha e Jimmy;
em pé: Mauro, Carmen, Jimmy Junior e Mônica (com a mão no ombro do pai).

As sete fotos acima (de 1951 a 2009) representam marcos cronológicos e marcas sentimentais de minha existência. Ao utilizá-las para ilustrar o que estou escrevendo aqui, esclareço o seguinte: quando eu tinha 22 anos esses marcos e marcos ainda eram, para mim, um Futuro inimaginável e agora já se constituem um Passado memorável...!

            Ninguém, por mais otimista que fosse, poderia vislumbrar o que Deus planejou e realizou para beneficiar os jovens (Jimmy e Carminha) cujas vidas Ele uniu em um casal - em 1949.
           
O tempo foi passando e em 2014 foi publicado o livro “Compartilhando Riquezas de Vida” - que tive a ousadia de escrever. Pois bem, como “pai coruja” que sou - com razão - nele incluí referências sobre cada um de meus seis filhos. O capítulo Percepção de pai, com a mente e o coração contem o relato de ocorrências reveladoras de aspectos marcantes das vidas de cada um.       Não sendo resumos biográficos, escolhi títulos indicativos de algo que me fala deles. São os seguintes:

“Longe dos olhos mas perto do coração” – sobre o Jimmy Jr;
“Instrumento de Deus” – sobre o Mauro;
“Dedicação personificada” – sobre a Carmen;
“Suavidade e competência” – sobre a Mônica;
“Trajetória de intenso brilho” – sobre a Ivana; e
“Firme na fé, com uma bala no peito” – sobre o Kelso.

            A quem solicitar por e-mail para meu endereço jkc.nunes@gmail.com terei prazer em enviar uma separata do capítulo acima mencionado.

Casamentos de nossos filhos

            Graças ao casamento de cada um de nossos filhos, eu e Carminha fomos ganhando mais um filho. Citarei adiante (por ordem cronológica) os nomes e as datas em que eles enriqueceram nossa família passando a fazer parte dela como nossos filhos - na condição de noras e genros:

S A N D R A  – esposa do Mauro – em 18.12.1974;
B R U N O  – marido da Carmen – em 8.3.1975;
S É R G I O  – marido da Mônica – em 25.1.1980;
V A L É R I A   – esposa do Jimmy Jr. – em 12.2.1982;
R O R I Z  – marido da Ivana – em 27.3.1987;
K A R E N  – esposa do Kelso – em 6.9.2001.

            Eu e Carminha sempre agradecemos a Deus pela felicidade que nos foi concedida de podermos dizer que temos doze filhos.

18.12.1974 - Mauro e Sandra

8.3.1975   Carmen e Bruno

25.1.1980 - Mônica e Sérgio

12.2.1982 - Jimmy Jr. e Valéria

7.3.1987 - Ivana e Roriz

6.9.2001  -  Kelso e Karen

Admirável ampliação da familia

Fotos mostram o milagre da sucessão das gerações  Aqui vão 5:

Escolhi uma foto antiga - de 67 anos - que garimpei no último Dia das Mães (13.5.2018) para ilustrar um pensamento atual, vindo do coração. Com ela ilustrei um cartão para a Carminha, com os seguintes dizeres:


“My darling Clementine, Ofereço-lhe uma foto do final de 1950 - quando eu tinha 23 anos, você 20 e nós com 1 ano de casados; e nosso primogênito - Jimmy Junior - ainda era recém-nascido. Este é o lado alegre da foto; o lado triste é que nossos pais e nossas mães já seguiram o caminho de todos os mortaia...!
O tempo passou voando e hoje, entre o Passado e o Futuro, continuamos a colher doces frutos de nossa vida-a-dois, através dos preciosos filhos com que fomos agraciados e dos familiares deles -  que tanto alegram nosso Presente.
Parabéns, Carminha querida, por ser a maravilhosa mãe dos filhos com que Deus enriqueceu nossas vidas. Love. Kisses. Jimmy”

A foto de 1963 em Fortaleza (acima) mostra meus pais (ao centro) tendo ao seu lado direito os filhos Fred, Ena, Jimmy e Célia; ao seu lado esquerdo a nora Carminha, a filha Sônia, o genro Raimundo e o filho Reggie; e à frente, seus netos Mauro, Jimmy Junior, Mônica e Carmen.

     As 2 fotos seguintes mostram nosso primeiro neto em diferentes épocas de sua preciosa existência (hoje com 41 anos...!), quando ele, criança, ainda tinha o privilégio de sentir as afetuosas presenças de duas bisavós e um bisavô.

Foto acima: Mauro Jr. nos braços de sua mãe - Sandra - ao lado de Marie (minha mãe), Maria (minha sogra) e sua feliz avó Carminha.
Foto acima: Mauro Jr. na frente de seu pai - Mauro - e de Celso Augusto (seu bisavô) - que gostava muito do bisneto -  tendo ao lado o “avô coruja” Jimmy. 

Em Fortaleza, Nov. 2016: Ao centro: 3 netas afins (Salma, Cecília e Mariannaesposas do Mauro Jr., do Tiago e do André) ladeadas por 4 netas. À esquerda: Susana e Sara; à direita: Ana Carolina e Camila.
Estão faltando na foto (mas não no coração) a Júlia (residente no Rio, esposa do Marcelo) e a Agatha (caçula das netas).

Á medida em que vamos envelhecendo, o amor e o carinho de nossos filhos vai se ampliando através dos filhos e netos deles – nossos netos e bisnetos. 
É uma grande compensação que só os idosos podem usufruir. Deus não erra...!

===========================================++++++++=================
Fim da postagem 2/3 da parte FAMÍLIA.
Continua em FAMÍLIA 3/3




2 comentários:

  1. Muito lindo!!! Parabéns queridos irmãos, Jimmy e Carminha. Estes são registros tão preciosos!!! Regidos pela disciplina, polidez, honestidade, ética e sobretudo fé genuína no autor da vida e amoroso Salvador, o SENHOR Jesus. Os admiro demais!!! Sou feliz por ter o privilégio de desfrutar da comunhão e serviço à causa do Rei e Senhor de nossas vidas, juntamente. Louvado seja ELE, pelo valor que têm dedicado à família e à SUA igreja, todos estes anos. E sobretudo, pelo exemplar testemunho diante de tão esplêndida geração. Bênçãos vindas do ETERNO de Israel, sejam sobre todos vocês. Até que Ele venha!! Fraternalmente, Gercina.

    ResponderExcluir
  2. Muito lindo!!! Parabéns queridos irmãos, Jimmy e Carminha. Estes são registros tão preciosos!!! Administrados pela disciplina, polidez, honestidade, ética e sobretudo fé genuína no amoroso SENHOR e Salvador Jesus. Os admiro demais!!! Sou feliz por ter o privilégio de desfrutar da comunhão e serviço à causa do Rei de nossas vidas, juntamente. Louvado seja ELE, pelo valor que vocês têm dedicado à família e à SUA igreja, todos estes anos. E sobretudo, pelo exemplar testemunho diante de tão esplêndida geração. Bênçãos vindas do ETERNO de Israel, sejam sobre todos vocês. Até que Ele venha!! Fraternalmente, Gercina.
    "...dando graças ao Pai, que nos tornou dignos de participar da herança dos santos no reino da luz. Pois ele nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado, em quem temos a redenção, a saber, o perdão dos pecados. Ele é a imagem
    do Deus invisível,
    o primogênito
    sobre toda a criação, pois nele foram criadas
    todas as coisas
    nos céus e na terra,
    as visíveis e as invisíveis,
    sejam tronos sejam soberanias,
    poderes ou autoridades;
    todas as coisas foram criadas por ele e para ele. Ele é antes de todas as coisas,
    e nele tudo subsiste."
    (Colossenses 1:12-17)

    ResponderExcluir

Comente