sexta-feira, 26 de abril de 2019

90 ANOS, 1 VIDA... - FAMÍLIA - Postagem 3 de 3

Continuação de FAMÍLIA - 2/3

Apresentando:
Meu 90º aniversário; nossos filhos, filhas, genros, noras, netos, cônjuges de netos e nossos bisnetos; 96 anos da Babá; 88 da Carminha; mensagem de esperança.

======================================================================================================================
9 décadas de vida terrena
                                            
     A seleção de fotos abaixo mostra meu envelhecimento a cada década. Da 1ª a 9ª, minhas idades eram de 10 a 90 anos.
                              10                                                                          20
                               30                                                                           40

                                                                          50
                                           60                                                                          70

                            80                                                                           90
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Feliz coincidência

As fotos   ao   lado  mostram  meu  pai  com   91 anos de idade – a mesma que tenho agora (Abril  2019). Elas são de Junho 1987, quando eu tinha 59 e registram o momento em que fui empossado como Governador do Distrito 4490 do Rotary International, em  solenidade em Fortaleza com a presença de meu  antecessor - José Ribeiro Quadros, ilustre médico de São Luís.
Na 1ª, Celso Nunes abraça e beija o filho - sob a  emoção de idoso rotariano que se alegra com o honroso fato.
Na 2ª, ele aguarda  o abraço e o beijo de sua nora Carminha – a nova “1ª Dama” do distrito que abrange os Rotary Clubes do Ceará, do Piauí e do Maranhão.
Meu saudoso pai e o distinto amigo Quadros já seguiram o caminho de todos os mortais. Ambos são reconhecidos pelos relevantes serviços que prestaram.

Fatos e fotos dignos de reflexão 

Nem o Papai nem eu poderíamos imaginar que a emoção vivida por nós há 32 anos haveria de ser renovada cada vez que, na rede mundial da Internet, um leitor acessar o “livro em blog” que escrevi sobre meus 90 anos.

As fotos daquele fugaz momento estiveram “sepultadas” no fundo escuro de uma estante, mas agora estão - com legendas explicativas - disponíveis para quem quiser conhecer um pouco do passado, iluminando-o na tela de um monitor de computador ou de um telefone celular.

Sou muito agradecido a Deus por haver, através do Pastor José Wadson, me estimulado e capacitado a editar e manter um “blog” - trazendo para o presente e preservando para o futuro as “Riquezas de Vida” que resumi num livro (em 2014) e prossigo (desde 2016) atualizando neste blog. 

______________________________________________________________

O tempo voa e, com ele, a vida terrena passa.
Com Jesus Cristo, Deus dá vida na eternidade.

____________________________________________________________

Meu 90º aniversário - 9.11.2017

       Os 90 anos que marcam a trajetória de minha vida incluem 68 de meu feliz casamento com a Carminha e 37 de salvos em Cristo para a vida eterna.

Filhos do casal Jimmy e Carminha   

          Como já mencionado anteriormente, cada um de nossos seis filhos teve a felicidade de encontrar seu par, constituindo seis novas famílias.
Graças a Deus e a eles, eu e Carminha passamos a ter doze filhos.
 Acima,: Jimmy Junior e Valéria, Bruno e Carmen, Sérgio e Mônica, Jimmy e Carminha, Mauro e Sandra, Ivana e Roriz, Kelso e Karen (representada pela filha, Agatha, pois estava com sua mãe hospitalizada).

Esposa e filhos veem e ouvem o aniversariante.
Haja coração - num velho de 90 anos... - para aguentar tanta emoção!


   Os filhos, pela ordem de suas idades, veem e ouvem o pai falar.
Da dir. para a esq.: Jimmy Jr., Mauro, Carmen, Mônica, Ivana e Kelso.


O aplauso dos filhos aumenta a emoção do velho pai. Desde crianças minhas filhas - carinhosa e amorosamente - me chamam “velhinho”. De tanto eu viver, passei a ser exatamente o que a palavra significa. Agradeço a Deus por isso!



Eu, Carminha e nossos filhos. Os quatro primeiros são piauienses, de Parnaiba; os últimos são cearenses, de Fortaleza. Todos são formados pela Universidade Federal do Ceará, exceto a Carmen, que se formou na U.F. de Minas Gerais. 
Todos moram em Fortaleza, exceto o Jimmy Jr., que criou raízes no Rio desde que fez seu curso de pós-graduação; lá ele se projetou profissionalmente, casou e mora - com a esposa, Valéria, cuja brilhante vida profissional ele sempre admirou, com razão. O casal tem dois filhos, uma nora e uma netinha.

Netos do casal Jimmy e Carminha

Na foto acima, de Nov. 2017, eu e Carminha estamos bem acompanhados, entre nossos 11 netos e seus cônjuges (cujos nomes estão em tipo itálico):

Mauro Jr. e Salma, Susana e Marcelo, Tiago e Cecília,
André e Marianna, Sara e Eduardo (residentes na Inglaterra),
Camila,
Paulo e Ana Carolina,
Agatha.
(Ausentes): Marcelo e Júlia (no Rio) e Vitor (em Nova York).

Bisnetos do casal Jimmy e Carminha

Os 12 bisnetos - que nos promoveram à envaidecedora condição de bisavós. Os 5 mais novos estão com suas mães (4) e uma prima (1).

Netos do casal Mauro e Sandra:
Sabrina, Lucas e Marcela (Susana); Júlia e Luísa (Mauro Jr.), Raquel (Tiago);
Netos do casal Carmen e Bruno:
Tony e Nicole (Camila)
Netos do casal Mônica e Sérgio:
André e Mateus (André) e Davi (Sara);
Neta do casal Jimmy Jr. e Valéria:
Cecília (Marcelo) ausente, no Rio.

Babá até no nome - 96 anos - 20.1.2018

Dois meses após os meus 90 anos nossa família comemorou os 96 de uma integrante honorária: Sebastiana Viana do Nascimento - Babá. Ela mora conosco há 68 anos, desde seus 28, quando cozinhou o primeiro almoço do jovem casal Jimmy e Carminha. Com o tempo ela se tornou exímia cozinheira, estimulada pelas excelentes receitas de minha sogra.

Alternando os serviços de atendimento às crianças e à cozinha, ela.foi babá de nossos seis filhos, mas não são só eles que a chamam por esse nome. Atualmente suas acompanhantes a chamam dona Babá (inicialmente) ou Bazinha (quando a conhecem melhor).

Numa retrospectiva percebo claramente que Deus amorosamente nos brindou com a pessoa ideal para permitir que eu e Carminha pudéssemos desfrutar da intensa vida (familiar, profissional e social) que Ele nos proporcionou. Nossas numerosas viagens não teriam sido possíveis sem as presenças de  minha querida e admirável sogra, D. Maria, supervisionando o lar (enquanto viajávamos) e da Sebastiana - controlando nossos três filhos e três filhas. Eles hoje retribuem o amor que ela plantou nas vidas deles.

88º aniversário da Carminha - 21.6.2018

Sete meses depois dos meus 90, a Carminha fez 88 anos. A foto abaixo é um registro dessa data tão festejada por tantos entes queridos que descendem dos dois velhinhos e tanto alegram suas vidas.

Se eu pudesse reviver o meu passado e escolher o que gostaria de ter vivido, eu pediria a Deus para repetir tudo o que Ele me proporcionou até hoje, quando eu e Carminha temos a felicidade de Lhe agradecer pelo alargamento da base da “pirâmide” de uma família amorosa, unida, linda e saudável - constituída por nossos filhos e filhas, genros e noras, netos, netas e seus cônjuges, bisnetos e bisnetas - e nós no topo, envelhecendo “always together”.

Quando a Carminha fez 80 anos - em 21.6.2010 - digitei um cartão para lhe oferecer e a convidei para ler no computador (foto). Transcrevo-o abaixo:
“Clementine,
Enquanto os anos passam voando, mais aumenta minha gratidão a Deus por haver unido nossas 2 vidas em 1 casal; e a você - por haver cultivado nosso casamento com tanto amor, dedicação, responsabilidade, tolerância, fidelidade e zelo. Além de tudo isso, também lhe sou grato pela sua conformação diante das circunstâncias desfavoráveis que juntos tivemos de atravessar. Sua preciosa existência tem significado alegria e felicidade para mim.
Parabéns pela linda idade que você hoje atinge - 80 anos - conservando   virtudes que me atraíram na juventude e outras mais que Deus lhe foi concedendo com o passar do tempo. Com todo o amor do seu  Jimmy.”

Mensagem de Esperança

        Fazendo referência a Passado, Presente e Futuro, escrevi uma simples MENSAGEM DE ESPERANÇA baseada nos 90 anos que abrangem 1 vida – a minha. Para facilitar a compreensão dos leitores, organizei os assuntos em oito partes. A fim de torná-las compatíveis com a Internet, cada parte será publicada em três ou quatro postagens em meu blog. Esta é a 3ª e última postagem da parte FAMÍLIA. Ela continuará na parte ESTUDO E LAZER, cuja 1ª postagem  estará brevemente na Internet – se Deus permitir. 


*


Fim da postagem 3/3 da parte FAMÍLIA.

Continua na postagem 1/3 da parte ESTUDO E LAZER.


=====================================================================











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente