domingo, 24 de março de 2019

90 ANOS, 1 VIDA... - INTRODUÇÃO

Do minuto em que nasce até o instante em que morre, cada pessoa envelhece a cada segundo. Felizmente, Deus está no controle de tudo, desde antes da concepção até a vida na Eternidade:   
"Os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda." Salmo 139:16 




•                                                 


Fortaleza, Março de 2019    

Aos leitores do blog
RIQUEZAS DE VIDA,


Ao completar 90 anos comecei, lenta e calmamente, a escrever um livro - contendo uma Revista (com 8 partes) e um Suplemento (com 6) - sob o título 90 ANOS, 1 VIDA...
                                
Transcorridos quinze meses, venho colocar à disposição dos leitores do blog RIQUEZAS DE VIDA as partes que compõem a referida Revista:

FAMÍLIA | ESTUDO E LAZER | TRABALHO | AVIAÇÃO  |  ROTARY  |  BRASIL | MUNDO | TERRA E CÉU. 

Elas serão publicadas em tantas postagens quantas forem compatíveis com o blog. Se forem 4, serão numeradas 1/4, 2/4, 3/4 e 4/4. A citada Revista começa com a respectiva INTRODUÇÃO e termina com sua CONCLUSÃO.

            Meu esforço terá sido recompensado se a mensagem de esperança  que escrevi e ilustrei com fotos vier a ser útil ou agradável a alguém.
                                                  
           Jimmy
                                  James Kelso Clark Nunes



e-mail: jkc.nunes@gmail.com
www.riquezasdevidaweb.blogspot.com

========================================================================


========================================================================


========================================================================


DEDICATÓRIA


Ao grandioso Deus - Pai, Filho e Espírito Santo - tenho o prazer e a honra de dedicar este modesto trabalho, no qual andei contando algo do que vi, ouvi e vivi ao longo de 90 anos.  

Nunca pensei que eu haveria de viver tanto e sou-Lhe muito agradecido por cada minuto dos 32.873 dias e noites que me foram concedidos no período  de 9.11.1927 a 9.11.2017.

DEVER DE CONSCIÊNCIA

 Ao manifestar minha percepção do mundo de que participei e participo até hoje, estive cumprindo um dever de consciência, escrevendo a essência do que é digno de recordar. Ao invés, porém, de publicar o que seria meu 2º livro, optei por uma série de postagens na Internet, no blog RIQUEZAS DE VIDA.

LIVRO EM BLOG

Sob o título 90 ANOS, 1 VIDA... surge o  LIVRO EM BLOG - Seriado  (composto de uma Revista e um Suplemento.

A Revista tem 8 partes: FAMÍLIA | ESTUDO E LAZER | TRABALHO | AVIAÇÃO  |  ROTARY  |  BRASIL | MUNDO | TERRA E CÉU. 

O Suplemento tem 6 partes:  ÁLBUM DE VIAGENS | PERENES SAUDADES |   IDEAL DE SERVIR | FOTOS QUE FALAM | PENSAMENTOS E POESIAS |  TEMAS VÁRIOS.

Dessa forma, o relato sobre meus 90 anos não foi interrompido por fotos que merecem ser mostradas nem por comentários que merecem ser escritos  mas não são inerentes à minha vida, sendo apenas suplementares.

MARCOS E MARCAS

Tudo que vi, ouvi e vivi seguiu uma das seguintes direções: a das coisas relegadas ao esquecimento ou a dos fatos que se tornaram indeléveis. Estes fincaram marcos cronológicos no meu tempo e marcas sentimentais na trajetória de minha vida.

OUVIR a doce voz de minha mãe a partir do momento em que me foi dada a capacidade de perceber sons equivale a ter sido acalentado, desde o marco nº 1, pelo próprio Criador, que igualmente criou e acalentou minha mãe, sua mãe e a mãe da mãe dela - no sublime processo de sucessão das gerações.

VER  diariamente – ao longo de toda a infância – os irmãos que chegaram antes (Fred, Reggie, Ena e Sônia) e depois de mim (Célia), completando a   família de Celso Augusto de Moura Nunes e Marie Castelo Branco Clark Nunes, foi tão vital para meu crescimento como a fotossíntese é para os vegetais.

VIVER sob a constante provisão e orientação de Papai e Mamãe  – dos primeiros dias à adolescência – foi uma pequena amostra da proteção de Deus a quem Ele decidira proporcionar 90 anos (até aqui...) de uma vida bem vivida.



Sendo as fases da vida tão distintas e inevitáveis como as estações do ano, imagino que infância e juventude estão juntas na PRIMAVERA; a maturidade abrange partes do VERÃO e do OUTONO; e a velhice está contida no INVERNO.

A seguinte representação esquemática esclarece o que penso a respeito:
PRIMAVERA  = infância e juventude      - do nascimento até os 25 anos;
VERÃO           = maturidade (1ª parte)     - dos 26 até os 50 anos;
OUTONO        = maturidade (2ª parte)     - dos 51 até os 75 anos;
INVERNO       = velhice                            - dos 76 anos até o falecimento.

 TODO MUNDO ENVELHECE TODO DIA

Meu pai foi a semente e minha mãe foi o terreno no qual surgiu o embrião que haveria de vir à luz num dia de aniversário de minha avó materna. Recebi o nome duplo do marido dela e o de meu pai. Sendo inglês o avô, o nome do pai foi adaptado, resultando em James Kelso – neto de James Frederick Clark e filho de Celso Augusto de Moura Nunes.
Do instante em que nasce até o instante em que morre, cada pessoa vai envelhecendo constantemente, de forma imperceptível em curto prazo mas de modo visível a longo prazo. Esse fato me leva a admirar o imensurável poder de Deus, que Se revela tão indispensável no ato de criar um novo ser como no ato de mantê-lo vivendo e, consequentemente, envelhecendo até o seu final. Para mostrar como era minha fisionomia na Primavera, no Verão e no Outono (já vividos), assim como já foi e é no Inverno - (fase atual) - escolhi três fotos para cada uma delas. Na primeira (em Julho de 1928) eu tinha 8 meses; na última (em Novembro de 2017) eu estava com 90 anos. São as seguintes:


______________________________________________________________________________                                      


RAZÕES DO CORAÇÃO

O objetivo deste “Livro em blog” é proporcionar um relato que possa, algum dia, ser útil ou agradável a alguém. Se nele houver erro será devido à limitada percepção do bem intencionado ancião. A respeito da sensibilidade dos idosos, assim falou Alceu de Amoroso Lima (Tristão de Athayde - 11.12.1893/14.8.1983) que faleceu quando faltavam apenas quatro meses para completar 90 anos, “O homem experimenta, ao avançar em idade, um rejuvenescimento de sua própria sensibilidade, fecundando a inteligência com as razões do coração.” 



Fim de INTRODUÇÃO


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente