terça-feira, 29 de janeiro de 2019

SUSTO ABENÇOADO


Decepção, orgulho, ambição e vaidade me animavam a enfrentar o risco de um prejuízo que seria insuportável. Bastava eu recusar o que me foi oferecido. Horas antes de decidir, porém, Deus me protegeu - com um susto abençoado!


.............................................................................................................................................................

SUSTO ABENÇOADO

Decepção, orgulho, ambição e vaidade me animavam a enfrentar o risco de sofrer um prejuízo maior do que eu poderia suportar. Bastava eu recusar o que me estava sendo oferecido. Horas antes da difícil decisão que eu teria de tomar, porém, algo extraordinário aconteceu comigo - assustando-me. Só muito depois eu haveria de constatar que aquela ocorrência foi, na época, uma proteção de Deus; e haveria de ser, no futuro, uma bênção.

Em meu blog (“Riquezas de Vida”) compartilho com os leitores alguns fatos e fotos que me parecem dignos de registro. Os deste relato se encaixam nessa categoria. Foi em São José dos Campos - SP.

Na manhã de 24 de Janeiro de 1979 participei de uma reunião na Embraer, da qual a Clark Nunes havia sido revendedora.

Por motivo que escapava ao controle da mencionada empresa, no ano de 1977 o mercado nacional de aviões foi atingido por uma grave e prejudicial redução de vendas. A imprevisível crise só foi neutralizada quando o Governo Federal - tardiamente - restabeleceu a normalidade. Em consequência da lamentável conjuntura, minha firma sofreu um enorme prejuízo, ficou endividada e deixou de ser revendedora autorizada.

Nossas relações comerciais estiveram suspensas em 1978, enquanto seriam encontradas as condições necessárias para a Clark Nunes voltar a vender aviões Embraer - o que  aconteceu no início de 1979.

De modo surpreendente, todavia, a Embraer decidiu reintegrar a Clark Nunes em sua rede de revendedores mas, excepcionalmente, na condição de agente de uma organização da qual ela era acionista - a Motortec Indústria Aeronáutica, do Rio. Por tempo indeterminado, as comissões sobre as vendas de aviões que minha firma realizasse no Nordeste seriam divididas ao meio com a firma do Rio de Janeiro...!

Ao tomar conhecimento do citado projeto - excessivamente rigoroso - fiquei revoltado e inclinado a não aceitá-lo, mas deixei para comentar o assunto na reunião que teríamos à tarde - quando chegaria o superintendente da empresa carioca.

Regressando ao meu quarto do hotel após o almoço, comecei a planejar a estratégia para reverter a situação. Como, porém, isso era quase impossível, pensei em recusar a segura fonte de rendimentos que as vendas de aviões me proporcionariam (apesar de reduzida em relação ao passado) se minhas exigências não fossem atendidas.


Paralelamente passei a raciocinar que minha experiência no ramo constituía um expressivo "capital intangível" e que - naquela conjuntura - eu não poderia me dar ao luxo de desprezá-lo. Meditando, fiquei inquieto e preocupado, pois seria irrecuperável o prejuízo que me atingiria se eu viesse a recusar o que me estava sendo oferecido. A justiça e o bom senso me animavam a correr o risco de lutar, mas a dura realidade da vida me desencorajava, pois - sem qualquer culpa - eu já havia “perdido os anéis para conservar os dedos” e preservar a dignidade.

Contemplando pela janela as nuvens brancas que realçavam a beleza do céu azul claro, pensei em Deus mas - como eu ainda não havia sido salvo por Cristo - apenas vagamente. Apesar de minha ingratidão, Ele se importava comigo e agiu na hora “H”.

Como isso aconteceu - em 1979 - é o objeto deste relato de 2019:

Há 40 anos, numa angustiosa encruzilhada - entre a emoção e a razão - eu estava sentado na cama e não sei o que me levou a abrir a gavetinha da mesa de cabeceira...; ali estava um livrinho de capa cinza com letras douradas. Era o "Novo Testamento de Nosso Senhor e Salvador JESUS CRISTO".  Abrindo-o ao acaso, li as seguintes palavras:

"Concilia-te depressa com o teu adversário, enquanto estás no caminho com êle, para que não aconteça que o adversário te entregue ao juiz, e o juiz te entregue ao oficial, e te encerrem na prisão. Em verdade te digo que de maneira nenhuma sairás dali enquanto não pagares o último ceitil."

Confesso que fiquei muito assustado! E o susto abrandou a revolta que me instigava.  Pedi uma ligação interurbana para Fortaleza. Eu precisava ouvir a ponderada opinião do Mauro, meu querido filho e sócio.  Poucos anos antes ele havia submetido o controle de sua vida a Jesus Cristo, e se tornara um estudioso das Escrituras. Após a troca de ideias,  a emoção cedeu lugar à razão. Senti-me outra vez beneficiado por Deus: Ele me concedeu a humildade que estava me faltando e, principalmente, a confiança que eu não tinha nem no amor e no poder de Seu Filho, nem em Suas palavras contidas na Bíblia.

E assim, quando chegou a hora da reunião, em vez de eu disparar meus argumentos e reivindicar minhas exigências, segui o conselho bíblico de procurar a conciliação com meu adversário enquanto estávamos juntos. Deus, com amor e misericórdia, me impediu de rumar pela ladeira escorregadia da ilusão e do engano, apontando-me o rumo certo.

Foi assim que começou meu novo relacionamento comercial com a Embraer – agora com a participação da Motortec. Discutindo com diretores de ambas as empresas numa mesa redonda, o que fizemos foi planejar o modo mais eficiente de somar esforços visando a expansão de vendas de aviões no Nordeste – através da Clark Nunes.   

De volta ao hotel registrei a data numa folhinha de papel e a coloquei na página cujas palavras me assustaram... Ela ainda se encontra dentro do exemplar daquele precioso livrinho - (distribuído pelos Gideões Internacionais). Eu o trouxe comigo (com autorização do gerente do hotel) e o guardo com carinho. A passagem bíblica acima transcrita está no capítulo 5, versículos 25 e 26 do Livro de Mateus.

Os meses que se seguiram foram desfrutados com muito esforço e entusiasmo. Graças à competência e à dedicação de meu filho e sócio Mauro – (engenheiro por formação e administrador por natureza), fomos bem sucedidos.

As mensagens da Clark Nunes nos Natais de 1979 e 1980 (abaixo) refletem o clima de paz, gratidão e esperança que nos envolvia naquela época, como ainda envolve hoje.


Deixei de confiar em homens e passei a confiar em Deus, que me capacitou a diminuir a vaidade e a ambição pelo exercício da humildade e da conformação.

Com parte da receita das vendas de aviões nos dois primeiros anos conseguimos pagar nossa dívida à Embraer. Cumprindo o acordo, nossa parceria com a Motortec fluiu normal e cordialmente. As pessoas de Tor Kameyama, Paulo Buarque de Macedo, Wilibaldo Rangel, Nilson Almeida, Basílio Araújo e Cte. Regis personificaram e empresa e sempre nos trataram com amizade e consideração. A recíproca é verdadeira. Uma vez os controladores da referida empresa distinguiram a mim e ao Mauro prestando-nos uma expressiva homenagem - no Rio. Além disso, a Embraer nos prestigiou realizando em Fortaleza um encontro nacional de seus revendedores, cujo ponto alto foi a entrega de um turboélice “Carajá” vendido pela Clark Nunes a um empresário cearense.

As seguintes fotos mostram algumas de nossas atividades no comércio aeronáutico: 1ª e 2ª – entregas simbólicas (em 1982) de aviões turboélices Xingu a seus ilustres compradores, no Ceará e no Maranhão, idênticos a outros também vendidos por nós; - um diretor da Embraer (na presença de um gerente da Motortec) entregando-me placa comemorativa do 1º lugar em vendas de aviões no Brasil em 1989. - o empresário Edivaldo Lacerda de Andrade (comigo e meus netos André e Tiago - em 1994) e o último (Seneca III) dos 4 aviões que ele comprou por nosso intermédio. Ele (de saudosa memória) personificou o lema que escolhi para a Clark Nunes - “Bons negócios fazem bons amigos”.
 

A história seria diferente  (nada disso teria acontecido...) se eu não houvesse sido protegido por Deus no dia - 24 de Janeiro de 1979 - daquele susto abençoado!

No ano seguinte (12 de Outubro de 1980), sem qualquer merecimento de minha parte, Deus me concedeu a maravilhosa graça da fé em Jesus Cristo, que me salvou para a vida eterna mediante o lavar renovador e regenerador do Espírito Santo, tornando-me  um filho adotivo de Deus.  É como diz a Bíblia (Efésios 2.4-10):

“... Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, - pela graça sois salvos, e, juntamente com Ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus; para mostrar, nos séculos vindouros, a suprema riqueza da sua graça, em bondade para conosco, em Cristo Jesus.   Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie. Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas.”

Numa reflexão sobre minha longa vida comercial, vejo que para mim foi honroso e  gratificante ter sido revendedor da Embraer.
 

Nela fiz muitas amizades, com elevada ética. Nas pessoas de Ozires Silva, Ozílio Carlos da Silva, Dorival Schultz, Benedicto Ivan Perotti e Paulo Urbanavicius presto homenagem a todos os diretores e funcionários da mesma e de sua subsidiária Indústria Aeronáutica Neiva - com quem tive o prazer de lidar entre 1974 e 1998 – 24 anos.    

No tempo oportuno a Clark Nunes deixou de ser agente da Motortec e voltou a ser, diretamente, revendedora autorizada da Embraer. O fato realçou, para mim, o significado da proteção de Deus quando eu estava prestes a seguir pelo caminho errado - diante de uma encruzilhada - e Ele me fez ler uma passagem bíblica que me assustou mas fez escolher o rumo certo - a “conciliação com o adversário”.                                                                                     

        
Pouco depois, porém, a conceituada empresa suspendeu a fabricação dos aviões (fotos acima) que eram comercializados através de revendedores, dispensando-os.

Após a privatização ela cresceu muito e, produzido aviões de grande porte, conquistou a confiança mundial. Agora, associando-se à tradicional e grandiosa Boeing, a Embraer presta mais um inestimável serviço à Aviação e ao Brasil.
                                                                  

*
O TEMPO VOA E, COM ELE, A VIDA TERRENA PASSA.
COM JESUS CRISTO, DEUS DÁ VIDA NA ETERNIDADE.

 James Kelso - Jimmy - Clark Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente