domingo, 9 de dezembro de 2018

CRIADOS À IMAGEM DE DEUS


Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou(Gn 1.27).
Rumos de existências humanas podem ser mudados por algumas circunstâncias inesperadas.  
   
______________________________________________________

CRIADOS À IMAGEM DE DEUS                             


Em Setembro do ano passado foi postado neste blog o capítulo “ALGO MAIS... QUE OLHOS NÃO VEEM”. Agora em Dezembro de 2018 fiz algumas alterações e passo a transcrevê-lo com novo título e atualizado:

            No dia em que completei 50 anos - 9 de Novembro de 1977 - fui alvo de muito carinho por parte de meus filhos, que se esmeraram em criativas brincadeiras para festejar a data.  E também por parte de minha esposa fui muito homenageado. Apesar de não merecer, tudo me agradou e muito do que recebi ficou para sempre gravado no coração. O que parecia menos importante, porém, resistiu ao tempo e adquiriu inestimável valor para mim, pois a Carminha escreveu  uma interessante analogia entre a vida e um voo especial - para me oferecer expressando seu generoso pensamento sobre o marido. Transcrevo-a:

A VIDA  E  UM VOO ESPECIAL  -   9.11.1977

            “A vida é mistério que nos leva a outro mistério. Talvez ela seja o resultado de um capricho de Deus... É tema variado e discutido por filósofos, cientistas, religiosos e materialistas. Os homens simples e rústicos também pensam nela e discutem-na, muitas vezes até com maior sabedoria do que os grandes homens. A vida já foi submetida às mais diversas comparações. Os poetas e escritores, por exemplo, costumam vê-la sob prismas os mais variados possíveis, através de seus versos ou de seus livros, como a mais bela e perfeita criação de Deus.
            Vida! É um botão de rosa que se abre em flor e depois se despetala e fenece... É um filete d’água que em sua andança vai se engrossando e se multiplicando em afluentes até se transformar num caudaloso rio... É uma linda estrada, larga e reta – para uns; enquanto que, para outros, é um caminho sinuoso e cheio de obstáculos. Enfim, a vida pode ser tudo ou não ser nada!... Depende do valor que se lhe dá.
            Para você, Jimmy, ela parece ser bela e merece ser vivida... É como se você a comparasse a um voo especial que deve ser preparado nos mínimos detalhes e efetuado com muito cuidado.     
Porque você quer galgar as alturas insondáveis, embora sabendo que correrá o risco de encontrar pela frente mau tempo e sérios obstáculos. Mas eles não o amedrontam, muito pelo contrário, o estimulam! Porque você é como Fernão Capelo – a gaivota: destemido, perseverante, e tem um prazer especial em fazer as cousas bem feitas, nem que seja só para você. Além do mais, você crê na Vida e sabe que ela representa algo mais... - que seus olhos não vêem!
            Nos seus 50 anos de vida, você já deve ter atingido uma altura “respeitável” no seu voo constante em busca da Perfeição... E espero que, quando finalmente atingi-la, eu possa estar ao seu lado, para juntos continuarmos nossa “viagem” através dos tempos...  
Com muito amor, de sua - Carminha.”

Na existência humana, rumos originalmente planejados podem ser mudados por circunstâncias inesperadas, inclusive para muito melhor do que se poderia imaginar. Foi o que aconteceu conosco em 1980. O fato motivou-a a escrever uma reflexão sobre vidas terrena e eterna, para me oferecer em meus 55 anos, em 1982. A seguir transcrevo-a:                              

VIDAS TERRENA E ETERNA  -   9.11.1982

            “Vida é o que é essencial para que algo subsista. É uma das mais belas criações de Deus e o que diferencia um ser animado do inanimado. É energia que surge dentro de um ser no dia em que nasce e com ele permanece até o dia em que morre. Há duas espécies de vida: a terrena e a eterna. A segunda é um estado ou condição de espírito que existe depois da morte, isto é, depois que se extingue a primeira. Nem todos os homens creem na vida eterna e os que assim pensam estão se igualando aos animais... São chamados de materialistas e não aceitam nem acreditam que foram criados à imagem e semelhança do Criador.
            Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou” (Gn 1.27). Se o homem foi criado à imagem e semelhança de Deus, ele tem que possuir um espírito, já que Deus é espírito. E o espírito nunca morre. O espírito ou alma é o que diferencia o homem do animal. Não é preciso ir longe para se provar esta diferença. A mais evidente e inquestionável de todas é a de que somente o homem é capaz de falar e de raciocinar.
            A vida terrena é o espaço de tempo que decorre entre o nascimento e a morte, e é tão passageira quanto um vendaval; tão frágil quanto a chama de uma vela... mas nem por isto deixa de ser bela e de ter o seu valor, principalmente quando nela existe brilho, luz e calor que se difundem e se irradiam para atingir outras vidas e transformá-las em algo puro e belo como o amor. Amor no sentido amplo da palavra. Amor que edifica, que constrói e que aprimora. Há vidas exemplares de grandes homens que tanto bem fizeram à humanidade. É necessário que estas vidas existam, mas é uma pena que em tão curto espaço de tempo se apaguem e passem com a mesma rapidez de um meteoro...  A vida deve ser uma frustração para aqueles que não veem sua continuidade através do espírito. É motivo de temor para os que aceitam esta continuidade porém não têm certeza para onde irão depois da morte...
            Jimmy querido, quando você completou 50 anos, escrevi-lhe algo sobre a vida e disse que você parecia compará-la a um voo especial através do qual pretendia galgar alturas insondáveis... e que nos seus 50 anos de existência já havia atingido “uma altura respeitável em seu voo constante em busca da Perfeição”... 

            Que “Perfeição” seria essa?! Não tinha a menor ideia! Imaginava apenas que era algo muito incerto e vago... O que julgava “Perfeição” (olhe que escrevi a palavra com um “P” maiúsculo!...), hoje vejo que não passava de uma ilusão, de uma fantasia tola, para suavizar ou mascarar o medo da dúvida que me assaltava a respeito daquilo que meus olhos não viam...
Na verdade, você e eu éramos cegos e mortos espirituais, até que o Senhor nos fez ver e renascer. Que beleza! Que felicidade!
E é com o coração cheio dessa felicidade, que somente os salvos em Cristo são capazes de sentir, que venho felicitá-lo pelos seus 55 anos, pedindo ao nosso Pai celestial que enquanto você viver, possa sentir o gozo de ser um crente em Jesus e de brilhar em seu caminho para mostrar a luz aos que ainda são “cegos”...
            Com o amor da sempre sua - Carminha.”                              

E agora, em Dezembro de 2018, tenho satisfação em oferecer aos  leitores deste blog, com a melhor intenção que um velhinho de 91 anos pode ter, a analogia (de 1977) e a reflexão (de 1982) acima transcritas.
 Foto de Junho de 2018: Carminha com 88 anos e eu com 90 e meio. Hoje tenho 91. Nós dois temos 38 anos de salvos em Cristo para a vida eterna.

Os 41 anos que passaram voando desde que a Carminha escreveu a primeira, e os 36 desde a segunda, me motivam a esclarecer que nesse longo espaço de tempo nós dois temos sido muito  abençoados por Deus, em Cristo - sem  merecimento de nossa parte; só por amor e misericórdia de nosso Salvador.
Se alguém desejar saber o que significa “o Senhor nos fez ver e renascer” (mencionado na reflexão acima), fique à vontade para me perguntar por e-mail no seguinte endereço:  jkc.nunes@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente