sexta-feira, 11 de maio de 2018

ENVELHECEU FELIZ – SERVINDO ..................................................3/3


Quando a vivência social e a ética profissional do rotariano se tornam dignos da admiração dos que o conhecem, ele passa a refletir a nobreza do ROTARY.



Resumo biográfico do Patrono da 67ª Conferência do Distrito 4490 (Ceará, Piaui e Maranhão) do ROTARY INTERNATIONAL

James Kelso Clark Nunes – Jimmy

A vida de um rotariano envolve, de forma harmônica, a FAMÍLIA, a PROFISSÃO, a COMUNIDADE, a DEVOÇÃO, os AMIGOS, as VIAGENS e os SERVIÇOS rotários por ele prestados.

CONTINUAÇÃO  -  (3ª de 3 partes)

Em 1994 e em 1995 fui convidado pelo Presidente do Rotary International para ser Instrutor de Governadores entrantes do Brasil e de Portugal, em Assembleias Internacionais na Califórnia. O líder da 1ª foi Luiz Vicente Giay (da Argentina) e o da 2ª foi Grattan O’Connell (da Nova Zelândia), ilustres ex-Diretores do RI.


Um dos líderes de instrutores - Luiz Vicente Giay (1ª foto acima) - e quatro dos instrutores de quem fui colega (nas duas Assembleias) vieram a ser  Presidentes mundiais do  Rotary: Bill Boyd (da Nova Zelândia), Ron Burton (dos Estados Unidos), Gary Huang (de Taiwan) e Ravi Ravindran (de Sri Lanka). Eles estão entre os participantes dos citados eventos, vistos nas fotos acima, de 1994 e 95.

A foto ao lado, de 1995 em Anaheim (California), mostra o Presidente 1995/96 do RI - Herbert G. Brown - ao visitar a sala de aula em que os Governadores entrantes (do Brasil e de Portugal) se encontravam para receber treinamento do instrutor (GDL) Jimmy Clark Nunes. O lema  do ano rotário 1995/96 (por ele instituído) contém a essência da atividade que deve marcar a vida de todo rotariano:

ATUE COM INTEGRIDADE, SIRVA COM AMOR, TRABALHE PELA PAZ”.

Em 1994 éramos 38 instrutores - de 27 nacionalidades mas falando só inglês - com a responsabilidade de treinar 502 governadores entrantes (do mundo rotário), separados em grupos e sob a coordenação de um líder e seu vice. 
Na 1ª semana os instrutores foram treinados por um ex-Diretor do RI; e na 2ª aqueles treinaram os governadores - em suas próprias línguas. Diariamente, nas duas semanas, no final da tarde todos os instrutores se reuniam para confraternização e troca de experiências, numa sala especial em que sempre compareciam Diretores do RI e suas esposas, e algumas vezes o Presidente e o futuro Presidente, com suas esposas. Na foto, eu e Carminha com casais japoneses e coreanos. Belas amizades nasceram e algumas se tornaram perenes, no seio da conceituada família rotária. Graças a Deus por tudo isso!

=====================================================================
Em 1994, 1995 e 1996, eu e Carminha tivemos o prazer e a honra de representar três Presidentes do RI e suas esposas em Conferências Distritais realizadas no Chile (fotos 1 e 2), no Paraná (fotos 3 e 4) e na Bolívia (fotos 5 e 6).




Os Presidentes e esposas foram os seguintes, respectivamente:
Robert Barth e Gerty (da Suiça); Bill Huntley e Audrey (da Inglaterra); Herbert Brown e Diane (dos Estados Unidos). Os Distritos foram: 4360, 4640 e 4690.

=====================================================================
Em 1996 tive a honra e o prazer de dirigir o protocolo do Instituto Rotário do Brasil, realizado em Fortaleza com a presença do casal Luiz e Célia Giay, ele Presidente do Rotary International.

As fotos acima mostram: 1ª -  o Prefeito Cambraia entregando ao Presidente do RI a chave simbólica da cidade, de quem ele foi oficialmente considerado hóspede ilustre; 2ª – o Diretor dos Correios apresenta o novo selo (alusivo ao evento rotário) para o Presidente Giay ser o primeiro a carimba-lo, enquanto eu dou explicação aos presentes; em ambas as ocasiões vê-se a Snra. Célia Cruz de Giay, Primeira Dama do Rotary International; 3ª - O Diretor Pretoni e esposa, o Prefeito Cambraia, o Presidente Giay e esposa, o Diretor Richard King (que pouco depois seria eleito Presidente do RI) e esposa, o casal Jaime e Aílame, a Carminha e outros – enquanto eu falava sobre o monumento erigido e o cajueiro plantado pelo industrial Jaime Tomás de Aquino no aprazível Parque do Cocó em homenagem ao Rotary -  por iniciativa do ex-Gov. José Augusto Bezerra.

Quem escolheu a cidade de Fortaleza para sediar o mais importante evento anual do Rotary no Brasil foi o então Diretor José Alfredo Pretoni. Ele convidou o ex-Governador José Augusto Bezerra para coordená-lo, tendo como Diretor de Protocolo, Secretário e Tesoureiro os ex-Governadores James Kelso Clark Nunes, Meton César de Vasconcelos e José Háteras e Silva, respectivamente.

=====================================================================

Em 2004 o Conselho Regional dos Representantes Comerciais do Ceará – CORE-CE me agraciou com a medalha “Representante Comercial Padrão”.

Em 2011 ele me agraciou com o “Troféu Mascate” (foto abaixo). Eles escolheram um grupo de cinco empresários de Fortaleza com mais de 40 anos de atividade para os homenagear “pela forma como fazem a representação comercial, estimulam novos empreendedores a enveredaram por esta que, apesar de ser uma das mais antigas do mundo, continua sendo uma das profissões mais instigantes, atuais e de largas perspectivas de futuro”.
Segundo a Diretoria do CORE-CE, “o Mascate simboliza o espírito empreendedor e dinâmico de um grupo de profissionais que vem mantendo viva a chama do comércio”. Tive, assim, a honra de fazer parte do seleto grupo constituído pelos seguintes colegas: Maurício Mota Castelo Branco, Ruben V. Corrêa Lima Monteiro, Célio Sampaio Trajano e Joaquim da Silva Maia Jr..

Entrevistado pela revista “O Bandeirante”, eu lhe disse: ”Optei pela representação comercial por admiração ao meu pai, que fundou uma firma de Importação, Exportação, Representações e Agências. Nela ingressei jovem e tenho a honra de sucedê-lo. Com o passar do tempo, circunstâncias motivaram interrupção de atividades e especialização em Representações. No meu caso, unicamente o setor de aviões e helicópteros. Tem sido gratificante minha experiência comercial e me sinto como o agricultor que se alegra ao colher os frutos depois do trabalho de preparação do terreno e da semeadura.”

Em ambas as ocasiões - medalha “Representante Comercial Padrão” em 2004 e “Troféu Mascate” em 2011 – senti-me “recompensado como um militar que apenas cumpriu o seu dever e, depois, foi alvo do reconhecimento público das virtudes que o capacitaram a agir como agiu.”

Como profissional que se orgulha de ser rotariano e já acumulava 67 anos de trabalho, acrescentei o seguinte pensamento: Todo ser humano deve ser grato a Deus e procurar viver de acordo com sua Palavra, contida nas Escrituras; todo filho deve ser digno do exemplo de honradez recebido dos pais; todo amigo deve conservar e aumentar a riqueza representada pelas verdadeiras amizades; todo cidadão deve estimular a prática do civismo e cooperar para a redução dos problemas socioeconômicos do país; todo representante deve promover a expansão dos negócios a ele confiados, cultivar a ética profissional e sempre servir bem para poder continuar servindo.”

Atualmente aposentado - após 74 anos de trabalho - ainda adoto os conceitos acima e tenho o prazer de recomendá-los aos jovens internautas que desejarem uma bússola em que possam confiar ao longo de seus caminhos, sejam quais forem as suas profissões.
=====================================================================

Convidado em 2013 pelo então Governador Dejarino Santos Filho para falar - em sua Assembleia - a Presidentes entrantes dos clubes do nosso Distrito, recusei alegando minha idade avançada. Como eu já estava com 85 anos, aconselhei o jovem amigo a buscar um companheiro mais novo, por motivos óbvios. Sendo ele, porém, um competente advogado, fui vencido. No final, porém, fui eu o mais beneficiado, pois ele nem imagina a alegria que me causou quando me vi (foto) em frente a dezenas de futuros líderes rotários, atentos, demonstrando real interesse em ouvir o que o velho companheiro lhes dizia. É muito gratificante repassar experiência adquirida.


=====================================================================

Em 2014 completei 30 anos de representação da Helibras e fui homenageado por ela, através do Vice-Presidente François Arnaud (foto abaixo). 

As duas maquetes sobre a mesinha são do moderno helicóptero vendido a um empresário de Fortaleza por intermédio de minha firma (fotos abaixo), o qual foi entregue ao comprador naquela ocasião – em  Agosto de 2014, em São Paulo.

Após 33 anos,a representação da Helibras foi encerrada em Julho de 2017.

=====================================================================
Escrevi um livro - publicado em 2014 - constante de seis partes, como mostram as fotos abaixo, da capa e da contracapa. Uma das partes é sobre o Rotary.

Fiz a doação de 2.287 exemplares desse livro ao Distrito 4490 - para os Rotary Clubes que tivessem interesse pudessem vendê-los aos sócios em prol da Fundação Rotária. Sob a coordenação do Governador Dejarino Santos Filho, a iniciativa resultou na contribuição de US$47,600.00 à mesma. 

=====================================================================

Em 2016 inaugurei um blog na Internet – com o mesmo título do livro. O Rotary é um dos temas sobre os quais tenho escrito, promovendo a imagem pública da grande e conceituada organização mundial.

=====================================================================

Por iniciativa do Governador Davi Lima Gomes, fui o Patrono da Assembleia Distrital de 2016. Na foto, ao centro, estou falando para os Presidentes entrantes (de Rotary Clubes do Distrito). O ato foi prestigiado pelo Governador Paulo Dias, seu sucessor Davi - acima citado - e um expressivo número de eminentes ex-Governadores do D.4490.

=====================================================================

Eu e Carminha somos sócios da Clark Nunes Representações Ltda. e membros da Igreja Batista Luz do Mundo. Sou sócio do Rotary Club de Fortaleza-Oeste.

=====================================================================

As fotos acima unem 66 anos: a 1ª é da época em que entrei no Rotary - a convite do Governador Cândido Athayde; a 2ª é da época em que fui Patrono da 67ª  Conferência do Distrito 4490 – a convite do Governador Eduardo Campos.

A erosão do tempo é inexorável. Todo mundo envelhece todo dia...!

=====================================================================

Em 19.4.2018 - por excessiva generosidade do Governador Eduardo Campos - fui homenageado na sessão solene de instalação da 67ª Conferência do Distrito, com a presença do Representante do Presidente do Rotary International.

Após a entrega de uma placa de Reconhecimento e a apresentação de um audiovisual sobre minha vivência como rotariano, fiz o seguinte discurso:

Governador EDUARDO AUGUSTO CORTEZ CAMPOS,
Autoridades mencionadas pelo Diretor de Protocolo,
Governador Eleito MAURÍCIO BEZERRA DA SILVA,
Governadora Indicada MARIA VITAL,
Governador Designado RENÊ RIBEIRO DA CRUZ,
Colegas ex-Governadores, integrantes do
Conselho Consultivo de Governadores do Distrito,
Presidentes atuais e Presidentes eleitos de clubes do Distrito,
Companheiros do MARANHÃO, do PIAUÍ e do CEARÁ,
Convidados que nos prestigiam com suas presenças:

“O que acabamos de ver e ouvir tem 2 significados distintos: o 1º é a elegância de atitudes que caracteriza nosso Governador; e o 2º é o seu raro senso de responsabilidade de promover a nossa instituição.

No 1º, sua admiração por um velho amigo que com ele compartilha do mesmo entusiasmo pela Aviação e pelo Rotary - e que tem o privilégio de tê-lo como afilhado - fez com que ele exteriorizasse tal sentimento numa homenagem  (aliás excessivamente generosa) que atingiu o coração do agraciado, deixando-lhe com uma dívida que não poderá ser paga – a profunda gratidão;
no 2º, como Administrador e Aviador, ele soube unir  competência com visão aguda a fim de brindar os participantes deste magno evento com uma aula sobre VIDA ROTÁRIA, baseado na experiência de um jovem que envelheceu feliz servindo através do Rotary.

Nessa valiosa aula o Governador Eduardo lembrou que “mais se beneficia quem melhor serve”, pois tudo o que fiz visando ser útil a alguém voltou - como um eco – proporcionando-me a felicidade inerente ao cumprimento do dever e a riqueza representada pelas amizades nascidas e cultivadas no seio da família rotária.

Como uma longa história teve de ser comprimida em apenas 10 minutos, a aula só mostrou seus destaques mais brilhantes; por isso, convém esclarecer que a soma deles é bem menor do que a soma das pequenas ações rotárias praticadas no cotidiano de 6 décadas.

Servindo no Rotary desde os 23 anos e já estando com 90, peço a Deus que me capacite a continuar honrando as tradições rotárias até o meu último suspiro. Nesse dia passarei a desfrutar da vida eterna no Céu; esta certeza me acompanha desde a idade de 52 anos, quando - imerecidamente - fui alvo da misericórdia de Deus, mediante a graça da fé em Jesus Cristo, a Quem aceitei e procuro obedecer como Senhor e Salvador.

Aproveitando a honrosa oportunidade de falar aos participantes desta Conferência, cumprimento a todos, desejando-lhes longa vida com saúde e paz de espírito; e como PATRONO da mesma, sinto-me motivado a marcar esta data com 2 modestos presentes:
o 1º é ao Distrito, a quem ofereço 120 exemplares do meu livro, pedindo ao Gov. Eduardo que os transforme em contribuições à Fundação Rotária.

o 2º é ao Antônio Henrique Vasconcelos, em quem vejo o potencial de fortalecer o Rotary no Brasil e em quem vislumbro o potencial de projetar o Brasil no mundo rotário - se e quando for da vontade de Deus...

Ao jovem Instrutor de Governadores ofereço algo de valor apenas simbólico: o Certificado da Eleição de Antônio Castello Branco Clark como Governador do Distrito 26 no remoto ano rotário 1942-1943.  Foi esse meu saudoso tio quem plantou a semente do amor ao Rotary no adolescente que eu era há 75 anos.

Peço ao eminente Governador Eduardo a gentileza de valorizar meu presentinho (representando o Passado) entregando-o ao Henrique (representando o Futuro).

Felicidades, amigos.

Viva o Rotary!

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente