quinta-feira, 15 de setembro de 2016

MEUS 65 ANOS NO ROTARY - 3/5


- Simbolizando uma organização mundial, o emblema do
ROTARY INTERNATIONAL embeleza o jardim do Hotel
Opryland em Nashville, Tennessee, em Fev. 1987;
- simbolizando o país onde Paul Harris fundou a entidade
em 1905, tremula ao vento o pavilhão nacional dos
ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA;
- simbolizando  a fidelidade aos princípios que regem o
movimento  rotário ao redor do globo, um casal de
brasileiros comparece ao treinamento proporcionado a
GOVERNADORES DE DISTRITOS
OUTONO - de 51 a 75 anos - (Continuação)

Administração de um distrito
   Transcorridos dois anos (e eu já com 59) o Rotary International me confiou a honrosa função de administrar o distrito 4490, que abrange os clubes do Ceará, do Piauí e do Maranhão, por indicação dos mesmos.

 No Rotary a função de Governador tanto dignifica o homem quanto exige dele em termos de dedicação, esforço e tempo, ao longo de doze meses.
   Entre 1.7.1987 e 30.6.1988 eu e Carminha visitamos 42 clubes localizados em 25 cidades dos 3 Estados, onde fomos afetuosamente recepcionados por milhares (rotarianos e esposas) que me viram e ouviram.
   Muitos deles abrilhantaram com suas agradáveis presenças a “Conferência da Conscientização” - realizada em Fortaleza entre 28 e 30.4.88 - que foi palco de pronunciamentos de vários companheiros em torno do lema “Rotarianos - Unidos para servir, dedicados à paz”. Ele foi concebido pelo Presidente Charles Keller, que convidou para representá-lo e à esposa o EGD Benedito Olegário Rezende Nogueira de Sá e esposa, de Taubaté, - que muito valorizaram o evento.


  Para mim e para Carminha foi honroso e agradável fazer parte do admirável grupo de governadores e respectivas esposas que, há 29 anos, representava a esperança do RI em todos os distritos rotários do Brasil. 
   Citando cada um apenas pelo “nome de guerra” tenciono homenagear a todos:
ELMO, PAULO, BRAZ, WADIR, ALVARENGA, ANTÔNIO AUGUSTO, SÉRGIO, KRUSCHEWSKY, ALENCAR, ALEXANDRE, CASTELO, JÉSUS, SAMAHÁ, COSTA, GODOY, BORSARI, MARLO, MILTON, TRONCA, EDUARDO, JUSSIÊ, BUENO, ARNALDO, SÍLVIO e HERÁCLIDES.
   As esposas de cada um merecem gratidão especial pela indispensável ajuda.
   Cada um deu o melhor de si sem pensar em si, conforme as peculiaridades locais permitiam. Todos tivemos a satisfação de cumprir nossos deveres.  
   Louvo a Deus por haver, amorosa e poderosamente, abençoado a missão que me foi confiada, sempre acompanhado pela Carminha, cujo apoio foi inestimável.                 
   A governadoria marcou indelevelmente a trajetória de minha existência, em cuja fase tive também a felicidade de comemorar meus 60 anos ao lado de meus pais, que também amavam o Rotary e muito me incentivaram.  
   No já citado livro, sob o título “Governador diz o que ocorreu no Distrito”, escrevi um capítulo que poderá ser enviado (como “separata") aos rotarianos que o solicitarem pelo seguinte e-mail: jkc.nunes@gmail.com

Visão de Paulo Viriato e comunidade mundial                        
   O ano rotário 1990/91 entrou para a história do Rotary como a época em que a nobre entidade teve o brasileiro PAULO VIRIATO CORRÊA DA COSTA como seu dinâmico Presidente.      
   Ele nomeou o ex-Diretor Frank Devlyn para Chairman do Comitê Internacional do programa Serviços à Comunidade Mundial; e a mim (aos 62/63 anos) para integrar o mesmo na região SACAMA (América do Sul, Mexico e Antilhas).
   O programa SCM combinava recursos de quem podia dar com a necessidade de quem se dispunha a receber para realizar projetos comunitários de reconhecida utilidade - em outro país.
   Três anos antes, como Governador, promovi o SCM com muita ênfase junto a todos os clubes do D. 4490 visando torná-los mais úteis às suas comunidades. Sensíveis aos estímulos, 19 clubes fizeram projetos totalizando US$457,716.00.  
   Justamente em 1990 ocorreu a germinação de um deles, quando o Gov. Caio Lóssio Botelho recebeu US$40,000.00 destinado à compra da perfuratriz que o R.C. de Codó veio a receber e entregou à Prefeitura local mediante convênio para ela perfurar poços a fim de fornecer água potável para populações carentes. Os distritos 725 e 691 (americanos) entraram com 50% e a Fundação Rotária completou o valor.


   Durante vários anos muita água jorrou naquela cidade maranhense, graças ao projeto SCM que recebi do Presidente Ataliba de Lima Santana e encaminhei ao Rotary International.

   Ainda no âmbito de Serviços à Comunidade Mundial, em Maio de 1991 foi realizado o 1º Seminário Nacional de SCM -   em Fortaleza no dia 9 e em Poços de Caldas no dia 16 - por determinação do Presidente do RI, que nomeou a mim para coordená-lo juntamente com o EGD Francisco de Assis A. Bastos (de Belo Horizonte), para apresentação junto às Conferências dos D. 4490 e 4520, cujos Governadores (Caio Lóssio Botelho e Márcio Antônio Labruna) nos convidaram para, após o evento, proferir palestras nas mesmas (o Bastos aqui e eu lá).
   O Seminário foi presidido pelo Chairman Frank Devlyn, que, em companhia da esposa, Gloria Rita, logo em seguida também representou o Presidente Paulo Viriato e sua esposa, Rita, nas duas Conferências. Com a sensação do dever cumprido, eu e Carminha tivemos o prazer e a honra de participar da feliz ideia nascida da extraordinária visão de Paulo Viriato.

Abro um parêntese 
   Faço aqui um triste registro, para realçar o precoce falecimento, em 10 de Abril de 2000, do ilustre paulista que projetou o Brasil no mundo rotário e projetou o Rotary no mundo. Com apenas 70 anos de idade, foi muito curta a vida do grande rotariano. Sua morte repercutiu dolorosamente na família rotária internacional, principalmente em nosso país. Paulo Viriato deixou ilustres descendentes, que tiveram a sensibilidade de cultuar sua memória - digna e merecidamente - em Santos, onde ele viveu.
Fecho o parêntese

    
Treinamento de futuros governadores
   Transcorridos três anos tive a honra  (aos 66 anos) de fazer parte do grupo de 38 instrutores que tiveram a responsabilidade de treinar 502 governadores entrantes, na assembleia do RI realizada em 1994 em Anaheim, California. Éramos de 27 nacionalidades (3 brasileiros), mas a língua era uma só - inglês.
  Nosso líder foi Luiz Vicente Giay (da Argentina), que veio a ser o Presidente mundial da organização no ano rotário 1995/96 e cuja esposa, Celia Cruz de Giay, recentemente veio a ser Vice-Presidente do RI - no ano rotário 2014/15.

   O programa constou de uma semana para nós (ex-governadores) sermos treinados por um diretor do RI para, na semana seguinte, sermos instrutores dos governadores entrantes; os do Brasil e de Portugal treinados em português.          
   No ano seguinte, 1995 (aos 67 anos), eu e Carminha fomos honrados para cumprir, outra vez, idêntica missão, na mesma cidade, quando nosso líder foi um ex-Diretor do RI (da Nova Zelandia) - Grattan O’Connell.


   Daria um livro escrever sobre as duas semanas que, em dois anos seguidos, Bconvivemos com a riqueza representada por distintos integrantes da numerosa família rotária mundial, num ambiente digno da grandiosidade do Rotary.
   Em ambas as assembleias todos os instrutores foram acompanhados pelas suas esposas. Elas trouxeram graça e beleza ao extraordinário grupo e foram treinadas por esposas de ex-presidentes e diretores do RI para desempenharem, em seus países, funções compatíveis com o elevado grau de conhecimento da organização que lhes foi proporcionado ao longo dos magnos eventos.
Curiosidade histórica: Quatro integrantes dos dois grupos vieram, com o passar dos anos, a ser eleitos Presidentes do RI. O primeiro foi Bill Boyd  (da Nova Zelandia), no ano rotário 2006/07. Ele foi instrutor na assembleia de 1995. Os outros três foram instrutores em 1994  e  seus nomes estão citados na legenda da foto referente à assembleia daquele ano. A foto ao lado mostra o casal neo-zelandês (Bill e Lorna) entre um de ingleses e um de brasileiros (Jimmy e Carminha).
   Além disso, vários outros instrutores de quem tive a honra de ser colega foram  eleitos Diretores do RI, inclusive o ilustre brasileiro Themistocles A.C. Pinho.


FOTO de 1995 em Anaheim: o Presidente entrante do RI, Herbert Brown, ao lado do Instrutor Jimmy Clark Nunes, falando a Governadores entrantes (do Brasil e de Portugal). Ele é o autor do lema de 1995/96 Atue com Integridade, Sirva com Amor, Trabalhe pela Paz”.


...............................................................................................................................

O capítulo MEUS 65 ANOS NO ROTARY contém os seguintes tópicos:
Parte 1   
Convite e aceitação / Atividade profissional / Estações do ano e fases da vida / Ninguém ama o que não conhece
Parte 2  
Atividades profissionais / Presidência de um clube / Missão rotária na Europa
Parte 3   
Administração de um distrito / Visão de Paulo Viriato e comunidade mundial / Treinamento de futuros governadores
Parte 4   
Representação de Presidentes do RI em Conferências / 19º Instituto Rotário do Brasil / Pensamento de filhos em relação a pais no Rotary / Harmonia entre Passado e Presente / Colhendo frutos
Parte 5   
Compartilhando Riquezas de Vida através de um livro / Comp. Riquezas de Vida através de um blog / Belo gesto de um Governador criterioso e gentil / Família agraciada por Deus / Depois do último Inverno / Sinopse de uma história.

...............................................................................................................................................................................................


Estações do ano e fases da vida - analogia
PRIMAVERA - do nascimento até 25 anos
VERÃO - de 26 a 50 anos
OUTONO - de 51 a 75 anos
INVERNO - de 76 anos até o falecimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente