quinta-feira, 28 de maio de 2020

“VIDA – UM HINO DE AMOR”



Sempre voando, no dia 5 o TEMPO  marcou o 4º aniversário deste blog. No 1º artigo (de 5.5.16) citei que esperava estimular muitos em prol da causa da PAZ  (o bem mais precioso e desejado pela humanidade) e hoje sinto que o COVID-19 ainda está perturbando a paz a nível mundial.


“VIDA – UM HINO DE AMOR”


Oferecido aos leitores do blog RIQUEZAS DE VIDA - em
regozijo pelo transcurso de seu 4º aniversário - 5.5.2020 


            Sempre voando, o tempo está marcando o 4º aniversário de algo que surgiu na Internet no dia 5.5.2016 - o blog RIQUEZAS DE VIDA. Ele foi inaugurado apenas com a publicação de trechos do discurso que fiz no Rotary em 25.11.1963 (aos 36 anos) em homenagem póstuma ao Presidente Kennedy, assassinado 3 dias antes. Terminei assim: “Compartilhando desse sentimento, o Rotary Club de Fortaleza-Oeste presta respeitosa homenagem póstuma ao saudoso estadista, cujo desaparecimento precoce equivale à morte de uma esperança.”

Adicionei a seguinte observação:

“Nas próximas postagens o autor planeja oferecer aos leitores deste blog outros capítulos que podem estimular muita gente a contribuir para fortalecer a causa da paz, em decorrência da informação ou da reflexão sobre fatos históricos. No amplo sentido da palavra, a PAZ (a nível individual ou coletivo) sempre foi e é o bom mais raro, precioso e desejado pelos seres humanos de todas as raças.”

O 1º cabeçalho do novo blog foi o reproduzido abaixo. Posteriormente eliminei do título a palavra COMPARTILHANDO.


Atualmente o cabeçalho - como apresentado na Internet -  é o seguinte:

Desde o início este modesto blog é, e sempre será, dedicado ao grandioso Deus - Pai, Filho e Espírito Santo. Enquanto Ele quiser e me capacitar, espero continuar escrevendo sobre os mesmos temas a respeito dos quais tenho escrito. São os seguintes (em ordem alfabética):

AVIAÇÃO      -   FAMÍLIA    -     ROTARY    -    TERRA E CÉU    -     VARIEDADES
_______________________________________________________________________________

Em regozijo pelo transcurso deste 4º aniversário, ofereço aos leitores uma REFLEXÃO que nada tem a ver com o blog mas tem tudo a ver com o autor, pois liga minha infância à minha velhice associando-as ao mesmo elemento - o voo. Dei-lhe um título que não abrange só os dois períodos, mas o total de meus 92 anos:

“VIDA – UM HINO DE AMOR”

            Meu 1º voo ocorreu em 1936, aos 8 anos, quando tive a alegria de voar num hidroavião alemão - JUNKERS G-24 -  da CONDOR. Graciosamente ele se elevou ao ares após deslizar sobre as águas do rio Parnaíba, em Teresina, sobre dois flutuadores. Eles pareciam estar pendurados no casco, até o final da viagem, em Floriano. Ali a função mudou, tendo eles novamente ficado parecidos a grandes canoas carregando um avião.

Seu nome - YPIRANGA - estava pintado na fuselagem de alumínio corrugado (foto). Anos depois obtive fotos e detalhes do mesmo:  fabricado na Alemanha em 1926, capaz de voar a 140 km/h. com 3 tripulantes e 9 passageiros, equipado  com 3 motores de 300 hp (cavalos de força) cada, que ainda eram refrigerados a água com radiadores. Na década de 1930 na Europa eles eram modernos aviões (com  rodas) e faziam viagens de Berlim a Moscou em 15 horas.   

Naquela época tive oportunidade de ouvir - várias vezes - meu pai recitando o poema em que Casimiro de Abreu desenhou a infância nos versos de seu lindo “Meus 8 anos”. Dele faço referência apenas às seguintes frases:

 “Oh! Que saudades que eu tenho da aurora da minha vida, da minha infância querida, que os anos não trazem mais.” “Como são belos os dias do despontar da existência! Respira a alma inocência como perfumes a flor.”   “O mar é lago sereno; o céu – um manto azulado; o mundo – um sonho dourado; a vida – um hino de amor!”                                                         

Como já disse, quando foi realizado aquele sonho (1936) eu tinha 8 anos. Por isso, para a criança que eu era, o rio em cujas águas o avião deslizou era como se fosse um lago sereno; os ares para onde subimos era  o manto azulado no qual eu desfrutava (de olhos bem abertos) um sonho dourado; em que o ronco sincronizado de 3 hélices e 3  motores era um hino de amor nas alturas - com as amorosas presenças de Mamãe e minhas irmãs Ena, Sônia e Célia.

Foi feliz o poeta ao declarar que eram belos os dias da infância (quando o céu era um “manto azulado”) e a vida era um “hino de amor”, pois eram mesmo...!

Para ilustrar esta reflexão selecionei as fotos abaixo, que registram alguns momentos do período de 84 anos que voaram desde meus 8 anos.
         Foto de Dezemro 1935 - eu (em pé, no centro, com 8 anos e 1 mês), meus 2 irmãos e 3 irmãs.
  6.1.1956  - Bodas de Prata de meus pais.                             29.10.1949 – Nossos pais em nosso casamento.  
Marco “0” de uma “vida-a-dois” que, abençoada por Deus, em 29.10.2019 completou 70 anos. 

Fotos de quando eu e Carminha tínhamos 1, 2, 3, 4 (em Parnaíba), 5 e 6 filhos (em Fortaleza).
Eu e Carminha embarcando em Wichita (Kansas - USA) em 1965 para Fortaleza num avião vendido por intermédio de minha firma. Sempre contei com o apoio dela e de nossos filhos para minha atividade no comércio de aeronaves - ao longo de 56 anos.

Em 4.7.2011 tive a satisfação de - entre outros - ser homenageado pela CIOPAER com uma “Medalha Marechal do Ar Casimiro Montenegro” concedida pelo seu coordenador, Cel. PM Antônio Nirvando Monteiro Vieira – “em reconhecimento à indispensável colaboração para o fortalecimento da Aviação de Segurança Pública do Estado do Ceará.”
Meus filhos Mauro, Carmen e Mônica compareceram à solenidade.

Nos dias 13 e 14.8.2014 eu e Mônica viajamos ida/volta a S. Paulo, na TAM. Na ida, voando, dei meu livro ao Cte. FITTI (foto) - com o seguinte autógrafo:
A um comandante moderno, de A321, ofereço este livro que, além de outros temas, conta histórias de antigos aviões que fizeram História. At.,
Jimmy Clark Nunes”

Meus filhos Mauro e Ivana me proporcionando, em 2016, a alegria de uma viagem a Juazeiro do Norte (CE)  para uma solenidade no conceituado Seminário Batista do Cariri – de cujo  Conselho Administrativo ele foi membro durante muitos anos e Presidente durante alguns.

Fotos de 3.8.2018 tiradas pela Ivana: eu (aos 90 anos) voando com ela e o Roriz.


   Foto de Outubro 2019: o casal Jimmy-Carminha com os filhos residentes em Fortaleza - na comemoração
                    (pela Igreja Batista Luz do Mundo) de seu 70º aniversáio de casamento.

Agora aos 92 anos, alegro-me ao afirmar que são belos os dias de minha velhice, desde minha infância o céu é um manto azulado e - com a maravilhosa graça da fé em Jesus Cristo (concedida por Deus), o amor  da Carminha, o afeto de nossos filhos, genros, netos e bisnetos, a amizade de tanta gente que nos valoriza e a quem nós também valorizamos, a vida é um hino de amor.                                                            
                                                            
Apesar de já ser tão longa a minha existência, nunca vi algo semelhante ao coronavirus – que está infelicitando a raça humana. Até hoje  (26.5.2020) o mundo já registrou a ocorrência de mais de 250.000 mortes (inclusive mais de 20.000 no Brasil) de pessoas vitimadas pelo virus que chamei de Sua Majestade o Covid 19(no artigo que publiquei neste blog em 31.3.2020).

Como esse número aumenta a cada hora, e todo dia vai piorando a situação econômica e social de numerosos países - sem que os governos das maiores potências tenham conseguido impedir - tornou-se óbvio que a nenhum deles o novo virus obedece. Ele é o “inimigo invisível” (e, por isso, o mais perigoso) referido pelo Presidente americano - Trump - e outras eminentes autoridades.

Sendo perturbador o momento que ora atravessamos, escolhi para oferecer a quem não tem o hábito de ler a Bíblia os seguintes versículos (Romanos 5.1-5): “Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo; por intermédio de que obtivemos igualmente acesso, pela fé, a esta graça na qual estamos firmes; e gloriamo-nos na esperança da glória de Deus. E não somente isto, mas tambem nos gloriamos nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança; e a perseverança, experiência; e a experiência, esperança. Ora, a esperança não confunde, porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado.”

Finalizando, ofereço-lhes a seguir uma lista dos artigos que escrevi e foram postados ao longo de 4 anos neste blog. A leitura está à sua disposição.
             
ARTIGOS PUBLICADOS NO BLOG RIQUEZAS DE VIDA, de 5.5.2016 a 30.4.2020
Ordem cronológica
Escritos e ilustrados por                                                                              Postados na Internet por  
Jimmy Clark Nunes                                                                                         Wadson Valente
______________________________________________________________________

JFK – A morte de uma esperança                                                        Dos grauçás aos bisnetos
Desbravadores do Espaço                                                                        Histórias de rotarianos
Eco da voz de um grande poeta                                      Crises passam, valores eternos ficam
Diferentes tipos de riqueza                                                       Estações do ano e fases da vida
Admirando maravilhas criadas por Deus              O vento, o voo, o homem... e Deus - 1ª a 3ª
Lições da experiência – para presidentes                                    Rotary e o clamor das secas
Alegrando corações de crianças - 1ª a 3ª                Dia dos pais - Passado, Presente, Futuro
Meu pai                                                                             Meus 65 anos no Rotary - 1ª à 5ª parte
Vida terrena e vida eterna                                                                            Pomar das gerações
Saga internacional – 1ª à 6ª parte                                                                  Conselhos a casais
Todo mundo envelhece, todo dia                                              Breve reflexão sobre a Páscoa
Fonte inesgotável                                                                                          1º aniversário - Blog
Marie – minha mãe                                                                      Marcos e marcas de naufrágios
Algo mais... que os olhos não veem                                             Rica lição, milenar mas atual
Infância e velhice                                                                                                       Natal e Jesus
Maravilhas da criação                                                                     Eco de uma tragédia no mar
Mortes evitáveis                                                                  Envelheceu feliz - servindo – 1ª a 3ª
De bisneta a bisavó                                                                          Em torno do Ideal de Servir
Hino de amor filial                                                                                     Liberdade e segurança
As secas e a esperança                                                                    Criados à imagem de Deus
Saudade alegre                                                                                                   Susto abençoado
Aeronaves e corações                                                                  Batalha naval perto do Brasil
Natal de Jesus Cristo                                                                Mensagem de Ano Novo - 2020
Sua majestade o CovId-19                                                                      Tempestade e bonança
___________________________________________________________________________________________________

90 ANOS - 1 VIDA... (Livro em blog)  Introdução - Família 1 a 3 - Estudo e lazer 1 a 3     
        - Trabalho 1 a 6 - Aviação  1, (a completar).        Em andamento:
        -   Rotary  -   Brasil   -  Mundo  -  Terra e Céu  -  Conclusão  ___________________________________________________________________________________________________
Incluídos em postagens com outros títulos (nas datas indicadas abaixo):
Homenagem de saudade - Ena   (27.3.19)                    3º aniversário do blog  ( 5 5.19)           
Preito de gratidão - Minha mãe  (19.5.19)     Belo testemunho - Pr. Wadson  (28.8.19)   
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente